[ANSOL-geral] gnu/linux?

Jaime E. Villate villate gnu.org

On Fri, May 07, 2004 at 10:47:36AM +0000, Daniel Carvalho wrote:
> Sei perfeitamente que "linux" é o nome do kernel.
> Mas será que as distribuições podem ser correctamente chamadas
> "gnu/linux"? Há muito software open-source que não é gnu nem é coberto
> pela gpl. Como é que ficamos então?
> Por exemplo: "The Apache Software Foundation ..."

Eu posso ter um sistema GNU/Linux funcional, sem Apache, nem X11, nem KDE,...
Qual é o mínimo para ter um sistema estilo UNIX* funcional?
  - kernel
  - sistema de ficheiros
  - shell
depois posso ter que colocar por cima algumas ferramentas indispensáveis [1].
Dentre essas ferramentas, a mais importante é a livraria C, pois o kernel e
shell dependem dessa livraria.

De qualquer forma, a pesar das razões técnicas, costuma-mos chamar o
sistema GNU/Linux mais por uma razão histórica do que uma razão técnica:
No começo da década de 1980 o "GNU Manifesto" foi o documento básico que
movimentou um grupo alargado de programadores com o objectivo de criar
um sistema estilo UNIX* completo e completamente livre.

Cumprimentos,
Jaime

[1] Por exemplo, em Debian, a lista de programas indispensáveis para uma
instalação mínima está em http://packages.debian.org/testing/base/