[ANSOL-geral] gnu/linux?

Rui Miguel Seabra rms 1407.org

On Fri, 2004-05-07 at 10:47 +0000, Daniel Carvalho wrote:

> Obrigado pelos cometários em relação a terminologia. Sei perfeitamente
> que "linux" é o nome do kernel.
>
> Mas será que as distribuições podem ser correctamente chamadas
> "gnu/linux"? Há muito software open-source que não é gnu nem é coberto
> pela gpl. Como é que ficamos então?

Para fazer parte do projecto GNU não é necessário ter licença GPL ou
LGPL.

O sistema GNU/Linux não é composto exclusivamente de software
desenvolvido pelo projecto GNU, há outro software que inclui e que foi
desenvolvido externamente, por exemplo o XFree86 (substituído agora em
muitas distribuições pelo xorg-x11) e outras aplicações como o Apache
httpd.

E GNU/Linux é uma referência base existindo, claro, muitas variantes.

Existem também algumas distribuições de BusyBox/Linux, de forma
semelhante.

> Por exemplo: "The Apache Software Foundation is still trying to
> determine if this version of the Apache License is compatible with the
> GPL." (em http://www.apache.org/licenses/)

Estás a misturar coisas que não têm nada a ver.
A ASF decidiu mudar a licença de novas versões do seu software, para
algo que aparentemente é incompatível com a GPL. Isto significa que
projectos que linkem com bibliotecas do Apache podem tem problemas
legais.

Já agora, a incompatibilidade tem a ver com patentes de software, em que
é acrescentada uma restrição a respeito dos detentores de patentes que
não existe na GPL, e como se sabe, a GPL não permite o acréscimo de
restrições.

Rui