A porcaria das patentes era: [ANSOL-geral]Red Hat regista patentes de software...]

Lopo de Almeida lopo.almeida arroba sitaar.com
Sun May 26 18:31:02 2002

E a única coisa que eu levantei foi a questão de que *empresas* ligadas ao
Software Livre estão a patentear coisas.

- *empresas* não são individuos;
- *empresas* americanas são ainda menos individuos;
- *empresas* que hoje pugnam pelo Software Livre mas patenteiam coisas podem
perfeitamente ser as Microsft's de amanhã. É bom não esquecer isto.

Que seja a Free Software Foundation a patentear "coisas" não me preocuparia
muito porque o seu próprio estatuto não lhe permite passar a ser uma
*empresa*;  mas que *empresas* como a RedHat, perfeitamente inseridas numa
lógica do pior capitalismo possível, já com *donos* que não sabemos bem quem
são, e com politicas que podem ser desviadas a qualquer momento por
"questões de re-estruturação financeira", isso sim preocupa-me e muito.

Era sobre ISTO que eu queria vêr discussão e não sobre a perniciosidade das
patentes de software que acho que já devíamos todos ter percebido qual o
objectivo das pressões internacionais e quem virá a lucrar com as ditas :-(

1,

Lopo