[ANSOL-geral]O que a ANSOL defende

João Mário Miranda jmiranda arroba explicacoes.com
Wed, 16 Jan 2002 21:29:59 +0000

Rui Miguel Seabra wrote:

> =

> A ANSOL defende o Software Livre. Nao consigo compreender este paragraf=
> especialmente lendo que o Joao disse: "Longe de mim tentar obrigar uma
> pessoa a pensar de outra maneira."

Repara que ninguém pode obrigar ninguém a pensar de outra maneira,
mesmo que queira, por isso não é nada disso que está em causa.

> Umas perguntas para pensares e responderes quando te sentires bastante
> seguro da resposta:
> =

> 1. Sentes que a expressao verbal da nossa opiniao e sua fundamentacao e=

> o mesmo que coagir alguem a pensar de outra maneira? =

Também não é isso que está em causa. A ANSOL tem o mesmo direito à
liberdade de expressão que o Partido Nacional Renovador. O que está
em causa é se as pessoas que pensam que o programador tem o direito de
escolher a licença que entender estão ou não a mais na ANSOL. A ANSOL
vai ou não fazer disso o tema central da sua acção?

> 2. Que parte de "escolher uma qualquer licenc,a de software e' usufruir=

> de um poder sobre os outros, nao da sua liberdade propria" e que nao
> entendeste?

Essa frase é uma falácia. Pressupõe que o exercicio de poder não é um
exercicio legítimo de liberdade. Escolher uma licença é o exercicio de
um poder e uma liberdade. Não há nenhuma contradição entre uma coisa
e outra. Limitar a escolha de uma licença é um exercicio de coacção.
Escolher o tipo de licença é tão exercicio de poder como escolher o
preço do software.

--
joão
http://www.nonio.com