[ANSOL-geral]O que a ANSOL defende

João Miguel Neves joao arroba silvaneves.org
16 Jan 2002 21:58:57 +0000

--=-Y52dsNt0fiWWkQORmHrw

On Qua, 2002-01-16 at 21:29, Jo=E3o M=E1rio Miranda wrote:
> Tamb=E9m n=E3o =E9 isso que est=E1 em causa. A ANSOL tem o mesmo direito =
=E0
> liberdade de express=E3o que o Partido Nacional Renovador. O que est=E1
> em causa =E9 se as pessoas que pensam que o programador tem o direito de
> escolher a licen=E7a que entender est=E3o ou n=E3o a mais na ANSOL. A ANS=
OL
> vai ou n=E3o fazer disso o tema central da sua ac=E7=E3o?
>=20
N=E3o. Dos estatutos:

 A Associa=E7=E3o tem como fim a divulga=E7=E3o, promo=E7=E3o, desenvolvime=
nto,
investiga=E7=E3o e estudo da Inform=E1tica Livre e das suas repercuss=F5es
sociais, pol=EDticas, filos=F3ficas, culturais, t=E9cnicas e cient=EDficas.

Daqui o que eu tiro =E9 que a nossa miss=E3o ser=E1 apresentar o caso para =
que
ele escolha uma licen=E7a de Software Livre, mas o que ele faz =E9 da sua
inteira responsabilidade e pode ter raz=F5es que desconhecemos (j=E1 vi
algu=E9m ser posto na situa=E7=E3o de ou utilizava uma licen=E7a propriet=
=E1ria ou
o investidor retirava o dinheiro que tinha posto na empresa dele - penso
que este =E9 um dos casos extremos, n=E3o contando com chantagem e tortura)=
.

Para dar outro exemplo, na segunda-feira descreveram-me o caso de um
programador portugu=EAs que lan=E7ou um programa (ou biblioteca, agora n=E3=
tenho a certeza) em GPL. Foi-lhe pedido por v=E1rias pessoas para mudar a
licen=E7a para LGPL, para poderem usar o c=F3digo em aplica=E7=F5es
propriet=E1rias. A minha sugest=E3o foi de que vendesse a essas pessoas uma
vers=E3o com a licen=E7a que essas pessoas quisessem. Desta forma quem quer
desenvolver uma licen=E7a propriet=E1ria est=E1 a pagar por isso e a suport=
ar
o desenvolvimento de Software Livre.

H=E1 pontos de vista diferentes dentro da ANSOL ? Sim, e sempre haver=E1.
Essa ser=E1 a nossa for=E7a e a nossa fraqueza. O que importa =E9 se
conseguimos arranjar um ponto em comum que nos permita trabalhar em
conjunto. =C9 poss=EDvel e desej=E1vel.

--=20
						Joao Miguel Neves

--=-Y52dsNt0fiWWkQORmHrw