Re: [ANSOL-geral] Investigação da Universidade do Minho - Termo de Consentimento Livre e Esclarecido

Paulo Francisco Slomp slomp ufrgs.br

Exemplo de um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para pesquisa

1. Natureza da pesquisa: A sra (sr.) está sendo convidada (o) a participar desta pesquisa que tem como finalidade buscar indícios ...

2. Participantes da pesquisa: estão sendo convidadas (os) a participar desta pesquisa participantes de cursos da área de ..., oferecidos gratuitamente e on-line na plataforma ...

3. Envolvimento na pesquisa: ao participar deste estudo a sra (sr) permitirá que a pesquisadora obtenha embasamento teórico necessário para compreender melhor como ocorre a ..., contribuindo para que sejam apontadas sugestões de melhoria para a plataforma ...

4. Riscos e desconforto: a participação nesta pesquisa não infringe as normas legais e éticas, desta forma não proporciona riscos e desconfortos gerados durante a pesquisa. Os procedimentos adotados nesta pesquisa obedecem aos Critérios da Ética em Pesquisa com Seres Humanos conforme Resolução no. 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Nenhum dos procedimentos usados oferece riscos à sua dignidade.

5. Confidencialidade: todas as informações coletadas neste estudo são estritamente confidenciais. Somente a pesquisadora e seu orientador (e/ou equipe de pesquisa) terão conhecimento de sua identidade e nos comprometemos a mantê-la em sigilo ao publicar os resultados dessa pesquisa.

6. Benefícios: ao participar desta pesquisa a sra (sr.) não terá nenhum benefício direto. Entretanto, esperamos que este estudo traga informações importantes sobre as interações que ocorrem em ..., verificando se existem indícios de ... e o que pode ser feito, a partir dos resultados encontrados, para que sejam criadas propostas de ...

7. Pagamento: a sra (sr.) não terá nenhum tipo de despesa para participar desta pesquisa, bem como nada será pago por sua participação.

A sra (sr.) tem liberdade de se recusar a participar da pesquisa, sem qualquer prejuízo para a sra (sr.). Sempre que quiser poderá pedir mais informações sobre a pesquisa através do telefone do (a) pesquisador (a) do projeto e, se necessário através do telefone do Comitê de Ética em Pesquisa.

Após estes esclarecimentos, solicitamos o seu consentimento de forma livre para participar desta pesquisa. Portanto preencha, por favor, os itens que se seguem: Confirmo que recebi uma via deste termo de consentimento, e autorizo a execução do trabalho de pesquisa e a divulgação dos dados obtidos neste estudo.

Obs: Não assine esse termo se ainda tiver dúvida a respeito.

Pesquisadora: nome, telefone, email

Orientador: Prof. Dr. nome, telefone, email

Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa: Profa. Dra. ...

Vice-Coordenadora: Profa. Dra. ...

Comitê de Ética: telefone, email