[ANSOL-geral] Dia negro para o Software Livre: Microsoft compra
Github
Bruno D. Rodrigues
bruno.rodrigues litux.org
Segunda-Feira, 2 de Julho de 2018 - 11:33:03 WEST
> No dia 02/07/2018, às 11:21, Rui Miguel Silva Seabra <rms 1407.org> escreveu:
>
> On Sun, 2018-07-01 at 11:16 +0100, Ricardo Lafuente wrote:
>>> O Google e o Facebook são muito pouco amigos, se formos a ver concretamente, normalmente cumprem os mínimos olímpicos e no caso do Android o Google até está a tornar componentes chave do AOSP autênticos abandon-ware em troca das versões proprietárias que põe no Google Play.
>>>
>>> E então sobre standards é melhor nem falar, que até tenho vergonha de dizer que o iPhoney assenta mais sobre standards abertos que o Android pois este, sob influência do Google, cada vez mais tem substituídos normas abertas por versões proprietárias.
>>
>> Aqui já não posso concordar. Mesmo na interpretação mais generosa, a Apple não é nada amiga dos standards abertos, e mostra como pouco adianta estar com alicerces sobre standards abertos quando o produto final é um bloco fechadíssimo.
>
> Calma, eu não disse o que estás a interpretar, o que eu disse é que o iPhoney assenta mais sobre standards abertos que o Android :)
>
> A ilusão principal consiste em pensar que um é aberto pois ambos (sim, Android incluído) são um bloco fechadíssimo para virtualmente todos os equipamentos e utilizadores. Os Androids para os quais é possível ter um Android livre são uma migalha no oceano de devices, e aqueles em que sem drivers ou firmware fechado têm tudo a funcionar são uma migalha dentro da migalha.
ASOP != Android, tal como WebKit != Safari ou Chrome.
Pelo menos a Apple é honesta - "iOS é nosso e de mais ninguém".
A Google "don't be evil" com o seu "either ASOP or Android, pick one", impedindo indirectamente as empresas de lançar qualquer device baseado no tal "free ASOP", é bem pior para todos nós.
Mais informações acerca da lista Ansol-geral