[ANSOL-geral] Pedido de ajuda / Campanha Vamos endireitar os direitos de autor. Agora.

Paula Simoes paulasimoes gmail.com
Quinta-Feira, 30 de Março de 2017 - 16:47:58 WEST

Viva,

A Communia[1] lançou uma campanha para recolher assinaturas de apoio a uma
melhor reforma do Direito de Autor (DA) para fins de ensino. A campanha
surge no seguimento da proposta da Comissão Europeia para reformular o DA e
que traz mudanças preocupantes para os cidadãos. No caso da educação, por
exemplo, a excepção para fins de ensino é drasticamente reduzida em relação
à que temos hoje.

A Associação Ensino Livre recebeu da Communia um pacote digital de
materiais da campanha, para ajudarmos na divulgação, e pensámos que era boa
ideia traduzir para PT.
A Creative Commons PT já traduziu o site[2], mas faltam os materiais.

A ideia é abrir os ficheiros editáveis, traduzir e exportá-los para png a
150 dpi.
Há um problema: parece-me que os formatos editáveis não são livres e eu não
faço ideia se há software livre que consiga lidar com isto.
De qualquer forma, nós só usaremos os png.

Se apesar deste problema, alguém tiver disponibilidade e se quiser
voluntariar para fazer a tradução/export, por favor, contactem-me.

Por último, assinem a petição. Às vezes há acções simples e rápidas que
podem ter um grande impacto nas nossas vidas :-)
https://rightcopyright.eu/?lang=pt-pt

Abraço,
Paula Simoes

[1] *"COMMUNIA advocates for policies that expand the public domain and
increase access to and reuse of culture and knowledge. We seek to limit the
scope of exclusive copyright to sensible proportions that do not place
unnecessary restrictions on access and use."*
http://www.communia-association.org/2017/03/29/launched-rightcopyright-eu-campaign-better-education/

[2] Website da campanha em PT https://rightcopyright.eu/?lang=pt-pt

—
paula simoes