[ANSOL-geral] ANSOL na AR

Marcos Marado mindboosternoori gmail.com
Terça-Feira, 17 de Março de 2015 - 22:27:33 WET

De acordo com a Lei 36/2011, uma norma é aberta se cumprir cumulativamente
os
seguintes requisitos:

a) A sua adopção decorra de um processo de decisão aberto e disponível à
   participação de todas as partes interessadas;

b) O respectivo documento de especificações tenha sido publicado e
livremente
   disponibilizado, sendo permitida a sua cópia, distribuição e utilização,
sem
   restrições;

c) O respectivo documento de especificações não incida sobre acções ou
   processos não documentados;

d) Os direitos de propriedade intelectual que lhe sejam aplicáveis,
incluindo
   patentes, tenham sido disponibilizados de forma integral, irrevogável e
   irreversível ao Estado Português;

e) Não existam restrições à sua implementação.

Tendo os dois primeiros pontos em consideração, observa-se que:

a) O WMV foi aprovado como norma pela SMTPE, pelo que à partida, o ponto (a)
   estará cumprido;

b) O documento de especificações não é livremente disponibilizado. Segundo o
   sítio web da SMTPE[1], "The VC-1 documents are SMPTE 421M-2006, "VC-1
   Compressed Video Bitstream Format and Decoding Process" - the Standard
itself,
   as well as two supporting Recommended Practices, SMPTE RP227-2006 "VC-1
   Bitstream Transport Encodings" and SMPTE RP228-2006 "VC-1 Decoder and
Bitstream
   Conformance". All three documents can be purchased on the SMPTE website
at
   www.smpte.org.". Assim, o ponto b) não é cumprido, pelo que a norma não é
   considerável aberta, segundo a Legislação Nacional.

[1]
https://www.smpte.org/news-events/news-releases/smpte-releases-vc-1-standard