[ANSOL-geral] O formato DWFx na AP

Hugo A. Longo hugo.longo cm-vilaverde.pt
TerÁa-Feira, 18 de Novembro de 2014 - 12:45:01 WET


Bom dia a todos. 

Queria aproveitar esta lista para expor uma situa√ß√£o que me parece grave na perspectiva da defesa dos formatos livres, da interoperabilidade e da preserva√ß√£o digital dos documentos da administra√ß√£o p√ļblica. 
Praticamente todos os munic√≠pios est√£o a desmaterializar a entrega de processos de licenciamento de obras atrav√©s do formato dwfx. Isso √© p√ļblico atrav√©s da divulga√ß√£o de normas ou regulamentos municipais. Este formato est√° ali√°s, citado na portaria que regulamenta a entrega destes processos √† administra√ß√£o, e que √© anterior √† publica√ß√£o do regulamento nacional de interoperabilidade digital, que - felizmente - n√£o menciona o formato. 
Sendo o dwfx um formato pretensamente aberto, mas na realidade fechado, ameaça a preservação digital dos documentos oficiais do urbanismo no país inteiro. Tudo o que é planta ou desenho irá ficar guardado num formato que apenas é lido usando ferramentas ou bibliotecas fechadas de um só fabricante. As ferramentas são nesta altura gratuitas e a comunidade de utilizadores mais leigos confunde rapidamente o conceito, com o de formatos ou software livre. Gostaria de perguntar o que se pode fazer para evitar esta situação. Pedia também comentários para tentar descobrir até que ponto, os meus receios se justificam ou não. 

Hugo Longo
-------------- průxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://listas.ansol.org/pipermail/ansol-geral/attachments/20141118/546b3c9d/attachment.html


Mais informaÁűes acerca da lista Ansol-geral