Re: [ANSOL-geral] estudo sobre impacto pirataria informática e relação com o Software livre e opensource

Ricardo Pinho ricardodepinho gmail.com

Neste tópico, como o titulo indica, debate-se uma resposta da *Associação
Nacional da Software Livre* (ANSOL) ao recente estudo publicado pela
Universidade Católica, intitulado: "*O IMPACTO ECONÓMICO DA PIRATARIA
INFORMÁTICA EM PORTUGAL*"
http://www.clsbe.lisboa.ucp.pt/resources/Documents/PROFESSORES/CEA/Estudos%20Recentes/Relatorio_Pirataria_WEB.PDF

e que começa por:
*
"De acordo com o estudo da Business Software Alliance (BSA), em 2011, mais
de 50 mil milhões de euros desapareceram da economia mundial devido à
utilização ilegal de software"*

Penso que não deveria haver duvidas de que se está a falar de software.

Todos sabemos que o uso de software livre apresenta inúmeras vantagens,
pessoalmente já tive oportunidade de as enumerar em publico diversas vezes.
Para quem estiver interessado em recordá-las sugiro a consulta dos slides e
revista:
http://www.slideshare.net/ricardodepinho/sasig-iii-apresentao-grupo-educacao
http://www.slideshare.net/ricardodepinho/apdsi-1-jornadas-sig
http://issuu.com/fossgisbrasil/docs/revista_fossgis_brasil_ed_02_junho_2011?mode=window&pageNumber=30

Mas uma que faço sempre questão de realçar é a da:
*
LEGALIDADE, fim da cópia e utilização ilegal de software (fim da pirataria)
e de práticas ilegais na escola e em instituições com responsabilidade
cívica.*

Pois é para mim uma das mais importantes e que nos devemos lembrar sempre.
A justiça é um dos principais pilares das sociedades mais evoluídas, tal
como a educação/ensino!

Para aqueles que ainda não experimentaram, acreditem! sabe bem estar dentro
da lei! ;-)

Cumprimentos,
Ricardo Pinho

Ricardo Pinho