Re: [ANSOL-geral] estudo sobre impacto pirataria informática e relação com o Software livre e opensource

Ricardo Lafuente bollecs sollec.org

Também discordo veementemente da asserção de que a pirataria de software
não é um problema, mas por razões diferentes das do Ricardo Pinho:

1. A pirataria de software beneficia em ultima análise as empresas de
software proprietário.

Nas faculdades não é nada incomum a pirataria de software entre os
alunos para que possam corresponder às propostas que são colocadas.
Posso dizer que na área do design não existe noção de que há uma
alternativa ao Photoshop e outras ferramentas da Adobe, e como tal a
enorme maioria das pessoas procura obter cópias ilegais do software.

Isto faz com que elas se tornem habituadas a essas ferramentas e que,
mal saiam para o mercado de trabalho, vão ser confrontadas com a
necessidade de as comprar para poder executar trabalho comercial; e com
a eventual aquisição de licenças, quem ganha são as empresas de software
proprietário.

Este argumento está muito bem articulado aqui:
http://www.devlounge.net/column/piracy-adobe%E2%80%99s-best-friend

2. A pirataria de software prejudica seriamente os esforços de promoção
do software livre.

Conto pelos dedos de uma mão as pessoas que conheço que executam
trabalho de design com recurso apenas a software livre. A transição não
é nada fácil -- é difícil encontrar formação ou mesmo pares para troca
de experiências -- e é sempre uma aventura para conseguir trabalhar com
gente que usa as ferramentas da Adobe (que são o "normal").

Por cá, temos tentado consciencializar as pessoas que existem
alternativas óptimas (Gimp, Inkscape, Scribus, Darktable, etc.), mas
dada a facilidade de piratear software da Adobe, a questão monetária não
se coloca. Fico sempre à espera do dia em que a Adobe arranje um esquema
eficaz e não intrusivo de impedir os cracks, já que isso acordaria
imensa gente para uma das grandes vantagens do FLOSS, a ausência de
custo na aquisição do programa*. Sem haver esse incentivo, é muito mais
complicado ser um activista de software livre e tentar convencer as
pessoas a adoptar ferramentas livres.

Por isso, parece-me extremamente irresponsável argumentar que a
pirataria não é um problema. É um problema enorme para quem luta pela
adopção de ferramentas livres.

:r

PS: Para quem tenha interesse pelas intersecções entre artes/design e
FLOSS/cultura livre, a Libre Graphics Magazine é uma revista nascida
para focar sobre esses temas; há já 4 números, disponíveis em PDF
(gratuita e livremente) e versão impressa (encomendas online), licença
CC-BY-SA. No número 4 há um artigo excepcional sobre a experiência em
Viseu do OpenLab ESEV com ferramentas livres.

Mais em http://libregraphicsmag.com . Full disclosure: sou uma das 3
pessoas que editam a revista.

* Obviamente que a defesa do software livre pressupõe outros princípios
como a liberdade e o controlo das nossas ferramentas, mas o ponto da
gratuitidade é inevitavelmente um dos grandes "selling points" do
software livre. Na maioria dos artigos que vejo sobre migração de
organismos governamentais ou outros para FLOSS, um dos argumentos é
sempre a contenção de custos.