Re: [ANSOL-geral] estudo sobre impacto pirataria informática e relação com o Software livre e opensource

Ricardo Pinho ricardodepinho gmail.com
Domingo, 27 de Maio de 2012 - 09:04:35 WEST

Viva,

Interpreto esta iniciativa da M$ e ASSOFT como um sinal de desespero, de
opter retorno a curto prazo, de vender mais umas licençazitas este ano.
Porque a crise deve ter fechado os cordelinhos às bolsas das instituições a
quem estavam habituados a explorar! O modelo de negócio a que estavam
habituados está a colapsar.

No entanto não passa de um tiro no pé, do género do Governo Portugues que
aumenta os impostos e vê a receita reduzir drasticamente. Se apertarem
muito os calos à pirataria, o que vai acontecer (como diz o Bill) a médio
prazo é a migração para software livre. Isso sim, terá um grande retorno
para a economia, emprego e desenvolvimento nacional.

Por este e outros motivos, considero a Pirataria condenável e o maior
inimigo do Software Livre, muito mais do que do Software Proprietário
(fechado).

Por isso, na minha modesta opinião, a reacção da ANSOL deveria começar pelo
apoio a esta iniciativa, de combate à pirataria, criticando apenas o estudo
pelas diversas imprecisões e lacunas, nomeadamente de não mencionar a
melhor saida para o problema: USAR SOFTWARE LIVRE, sem restrições legais de
uso. Não há outro remédio possivel: eliminar a proibição para acabar com o
crime!  ;-)

E depois contrapor com as IMENSAS VANTAGENS para as economias nacionais,
para o crescimento económico e para o EMPREGO que o investimento em
Software Livre já demonstrou produzir em diversos países (semelhantes ao
nosso)!
(é só procurar na net, ou seguir o exemplo dos opositores à M$: IBM,
ORACLE, RED HAT)

Apesar da fraca essencia do estudo até são boas noticias para Portugal e
para a ANSOL.
"Deus escreve direito por linhas tortas" ;-)

Força aí M$, escavem a vossa própria sepultura (RIP)!