[ANSOL-geral] Precarios Inflexiveis, Blogs e Liberdade de Expressão

Rui Miguel Silva Seabra rms 1407.org
Quarta-Feira, 23 de Maio de 2012 - 20:16:16 WEST

On Wed, 23 May 2012 13:28:01 +0100
Rui Maciel <rui.maciel  gmail.com> wrote:

> Pelo que percebi, o caso reduz-se a um conflito entre o direito à
> liberdade de expressão e o direito ao bom nome e reputação.
> Naturalmente que haverá casos onde um destes direitos acaba onde o
> outro começa.
>
> Como cá em Portugal não se pode andar a manchar o bom nome de
> terceiros, independente da veracidade das acusações, quando esses
> dois direitos entram em confronto então a liberdade de expressão
> acaba por ser posta em segundo lugar.  Isso não é necessariamente
> mau, visto que protege aqueles que tem realmente algo a perder.

Pelo contrário, os tribunais portugueses têm tendência a dar prioridade
à Liberdade de Expressão.

Contudo tudo pode depender do juiz em causa e da forma como a coisa é
feita.

Pela forma como é descrito no site, parece-me que o juiz atuou muito
mal, no máximo deveria anular o caso contra o blog, e mandar abrir
inquérito contra desconhecidos relativo a quem comentou.

Rui