Re: [ANSOL-geral] Precarios Inflexiveis, Blogs e Liberdade de Expressão

André Esteves aife netvisao.pt
Quarta-Feira, 23 de Maio de 2012 - 15:35:09 WEST

On 23-05-2012 14:31, Rui Maciel wrote:
> Só se acha isso se não se tiver pensado nas implicações.  O J M
> Cerqueira Esteves que perca um momentinho a pensar no que seria se a
> mesma Ambição Internacional Marketing tivesse criado um blog dedicado
> a lançar acusações, inventadas ou não, tanto às pessoas associadas ao
> precários inflexíveis como ao próprio J M Cerqueira Esteves.  Um
> direito não é um privilégio arbitrário que se ligue ao nosso
> bel-prazer de forma oportunista e apenas quando nos é pessoalmente
> conveniente.
>

> Rui Maciel
Ao JM Cerqueira Esteves bastaria rebater as acusações e opiniões desse
blogue.
Qualquer espectador teria de fazer um julgamento e decidir da verdade,
inverdade das afirmações.

Agora o que a lei faz é criar uma ausência de discurso que só beneficia
os poderosos.

Neste país, há muita pouca liberdade de expressão e logo pouco estímulo
para afinar e desenvolver a cabeça. Fica-se com o "direito ao bom nome"
para os senhores ricos e aristocratas e o direito de imprensa para as
elites profissionais fazerem o discurso dos seus patrões e padrinhos.

Poder-se-á argumentar que a "prática" é assimétrica entre as expressões,
mas a realidade é que é a teoria que a molda e dá existência.

Num tribunal deveria só se poder acusar alguém de espalhar mentiras
sobre alguém, mas não se pode impedir nem ocultar testemunhos e opiniões
que pertencem a quem as tem.

A nossa legislação é uma mistura de conveniência de um legislador
mal-intencionado, de um passado vergonhoso, do trauma da censura à
imprensa e à miopia do presente com o aparecimento da internet e da
facilidade de divulgação da opinião privada.

Para mim, a liberdade de expressão individual deve vir sempre primeiro.

E não se queixem da cacofonia, porque ele só obriga a todos a serem mais
espertos, o que só beneficia a vida comum em geral.

E sim, faz falta uma EFF ou um Caos Computer Club cá no burgo. Vai a
ANSOL no que lhe roça fazendo alguma coisa. Tornem-se associados.

1abraço,

André Esteves

1abraço,

André Esteves