[ANSOL-geral] Netbook Insys à venda com Ubuntu... mas sem suporte para o hardware gráfico em Linux.

João Ricardo Sares Teles de Matos joao.r.matos ist.utl.pt
Terça-Feira, 22 de Maio de 2012 - 12:13:00 WEST

Viva,

On 05/21/2012 02:14 PM, Marcos Marado wrote:
> Perdoem-me nesta minha opinião muito pessoal, ou se sou "contra-corrente"
> neste tema, mas eu continuo a achar que é *bom* que haja esta oportunidade. Há
> sempre melhores e piores negócios disponíveis no mercado, mas -
> independentemente de tudo o resto - para mim (mais uma vez: pessoalmente) isto
> significa, bottom-line, que há mais uma opção no mercado de retalho para a
> compra de um computador sem pagar pelo Sistema Operativo.

Concordo que é sempre bom existirem mais PCs à venda sem SOs
proprietários pagos, mas isto não deve ser feito à custa do consumidor,
que é levado a pensar que está a comprar um sistema funcional só para
vir a descobrir a seguir para o usar precisa de adquirir e instalar um
desses mesmos SOs.

Ou vendem sem SO, que deixa bem claro a necessidade da aquisição do
mesmo, ou vendem com um SO Livre *compatível*.

Vender com um SO Livre incompatível só ajuda a estragar a imagem do SO,
da marca está vender o PC e do Software Livre em geral.

> Isto é que é a parte - para mim - pior do negócio. E faz-me até questionar
> (porque não conheço bem os negócios envolvidos - talvez alguém aqui na lista
> saiba explicar?): será mesmo que este portátil não paga "imposto Microsoft"?

Paga "imposto Microsoft" na medida em que parte do custo de certos
componentes inclui os custos de desenvolvimento e certificação de
drivers para Windows.
No entanto, a aquisição do equipamento não deve resultar em adicionais
pagamentos à MSFT, pelo que não estamos a contribuir directamente ao seu
financiamento.
> Já agora, e caso ainda não tenhas arranjado o substituto, fica aqui um FYI
> sobre dois portateis também vendidos no retalho com Ubuntu, supostamente sem
> os mesmos problemas que te fizeram devolver esse:
>
> http://pt.asus.com/Eee/Eee_PC/Eee_PC_1215P/
> http://pt.asus.com/Eee/Eee_PC/R011PX/

Obrigado pela recomendação.

Eu já conhecia ambos os modelos, mas quando soube deles já foi tarde
demais e agora não os encontro à venda em lado nenhum.

Estava particularmente interessado no 1215P. Alguém faz ideia onde posso
comprar um?

Agora não sei é se devia esperar por portáteis com baterias de nanofios.

FYI:
http://www.element14.com/community/docs/DOC-42719/l/nanowire-battery-can-hold-10-times-the-charge-of-existing-lithium-ion-battery

Cumprimentos,

João Matos