[ANSOL-geral] Netbook Insys à venda com Ubuntu... mas sem suporte para o hardware gráfico em Linux.

Marcos Marado mindboosternoori gmail.com

Olá,

On Friday 18 May 2012 19:34:04 João Ricardo Sares Teles de Matos wrote:
> O novo netbook da Insys que apareceu à venda nas Worten e Vobis parece,
> à primeira vista, um belo negócio.

Perdoem-me nesta minha opinião muito pessoal, ou se sou "contra-corrente"
neste tema, mas eu continuo a achar que é *bom* que haja esta oportunidade. Há
sempre melhores e piores negócios disponíveis no mercado, mas -
independentemente de tudo o resto - para mim (mais uma vez: pessoalmente) isto
significa, bottom-line, que há mais uma opção no mercado de retalho para a
compra de um computador sem pagar pelo Sistema Operativo.

Também fui verificar e até nem é só um, mas são dois:

UltraSlim ION - INSYS - PC Desktop CPU Intel® Atom 230 ION / 320GB / Ubuntu
http://www.vobis.pt/ProductDetail.aspx?pid=04872945&oid=&c=

Parece-me que é bom sinal o facto da ANSOL ir ter de alterar a estrutura do
http://libertei.me para passar a incluir PCs Desktop ao lado das secções
"Portáteis" e "Android"...

> PPS: Para juntar insulto à injúria, o raio da máquina veio com um CD de
> drivers para Windows 7. >:(

Isto é que é a parte - para mim - pior do negócio. E faz-me até questionar
(porque não conheço bem os negócios envolvidos - talvez alguém aqui na lista
saiba explicar?): será mesmo que este portátil não paga "imposto Microsoft"?

On Saturday 19 May 2012 16:04:54 João Ricardo Sares Teles de Matos wrote:
> Já agora, não tive problemas em obter a devolução.
> Kudos à Worten por aceitar vender portáteis com GNU/Linux e lidar
> amigavelmente com a situação.

Já agora, e caso ainda não tenhas arranjado o substituto, fica aqui um FYI
sobre dois portateis também vendidos no retalho com Ubuntu, supostamente sem
os mesmos problemas que te fizeram devolver esse:

http://pt.asus.com/Eee/Eee_PC/Eee_PC_1215P/
http://pt.asus.com/Eee/Eee_PC/R011PX/

Marcos Marado