ansol-geral e ANSOL WAS: Re: [ANSOL-geral] Mais um disparate sobre pirataria

Marcos Marado mindboosternoori gmail.com
Terça-Feira, 15 de Maio de 2012 - 15:35:11 WEST

Olá,

Antes de mais, para deixar bem claro: esta minha opinião, tal como a do meu
mail anterior, é minha opinião enquanto sócio da ANSOL, mas não representa
necessariamente a opinião da Direcção.

On Tuesday 15 May 2012 13:30:37 Rui Maciel wrote:

> O software livre só o é e só o poderá ser devido aos direitos de autor,
> particularmente devido à protecção que é concedida aos autores de uma
> obra e que garante que ela seja usada de acordo com a vontade do autor.

Concordo totalmente. Tendo em particular consideração o Copyleft, pode-se
facilmente afirmar que o Copyleft não pode existir sem existirem direitos de
autor patrimoniais.

> Como consequência natural, é claro que qualquer discussão sobre o código
> do direito de autor, bem como a lei do cibercrime, tem a haver com a
> ANSOL.

A consequência natural que eu tiro do ponto anterior é que é claro que
qualquer discussão sobre alterações ao código do direito de autor pode
impactar o campo de acção da ANSOL. Foi-o assim com, por exemplo, o caso do
#PL118. Não vejo, no entanto, qual é o impacto que o estudo da APEL tem com as
questões relacionadas com o Software Livre, nem em particular a importância
para o Software Livre de saber se o estudo da APEL é ou não correcto. O tema
é, para mim (pessoalmente) interessante, e parece-me espectavel que seja para
muitos dos simpatizantes do Software Livre, mas não me parece que isso seja
aproximação suficiente ao Software Livre para que se possa dizer que o tema
tem alguma coisa a haver com a ANSOL.

Quanto à Lei do Cibercrime (que, curiosamente, não a vi referenciada na thread
da pirataria), é uma Lei muito diferente, com impacto directo do uso, produção
e distribuição de software - incluindo o livre - e a ANSOL teve a oportunidade
de se fazer ouvir sobre o assunto a nível da legislação nacional, e te-lo-à a
nível Europeu.

Se te referias, por outro lado, à falada "Lei Anti-Pirataria", então...
concordo que *é possível* que uma Lei apresentada sobre esse tema pode com
alguma probabilidade vir a ter a haver com o trabalho da ANSOL, e que é
possível que a ANSOL deva ter de tomar uma posição quanto a essa Lei. Por
outro lado não é isso que esteve em discussão, nem é algo que possamos
discutir ou definir desde já, principalmente tendo em consideração que ainda
nem se sabe o que é que vai constante na referida Lei.

Marcos Marado