[ANSOL-geral] O mercado de edição e distribuição e o FLOSS

Gerardo Lisboa (INFO-CARE) gerardo.lisboa info-care.com.pt

Finalmente o estudo.

Não consegui encontrar este estudo em nenhuma parte do sítio do ISCTE/IUL
mas está disponível pela APEL:
http://apel.pt/pageview.aspx?pageid=760&langid=1 http://lnkd.in/hdKnKe

Numa primeira leitura, a metodologia para a estimação de perdas parece-me
muito duvidosa, mas todo o estudo de caracterização do mercado acho-o, em
contrapartida, muito interessante.

Vou esperar pelo comentário dos profissionais do sector (e investigadores)
sobre os méritos e deméritos do estudo mas entretanto, gostaria de
recentrar a discussão aqui na lista sobre o FLOSS no mercado de edição e
publicação.

Que opções existem na edição e gestão de conteúdos que considerem
interessantes? O mercado está cheio de ofertas comerciais (e *muito*
proprietárias) e a única coisa que encontrei que se aproxima é o Produce
and Publish (em Plone) <http://www.produce-and-publish.com/> mas cujo
código não me parece estar inteiramente liberto (licenciam o produto a
partir dos 5000€, segundo me pareceu).

À parte o Scribus <http://scribus.net>, encontrei também o Xerte
Project<http://www.nottingham.ac.uk/xerte/index.htm> referido
no "Guide to Open
Learning"<http://iamcorbin.net/articles/openlearning/34-guide-to-open-learning-menu>
.

Mas falta qualquer coisas que, do lado dos editores, permita a gestão das
obras (e soluções FLOSS são, claramente, a chave para editoras de qualquer
dimensão entrarem no mercado) e, do lado dos autores, que permita a edição
e revisão fluída da sua obra.

Que me dizem?

Abraços,
Gerardo V. Lisboa