[ANSOL-geral] Fwd: [ESOP] - Posição oficial sobre a Lei da Cópia Privada

Rui Maciel rui.maciel gmail.com

On 03/21/2012 12:24 AM, Randolph Carter wrote:
>      Como nerd oficial de Economia não posso deixar uma destas passar.
>      Como na Islândia e históricamente err practicamente*todos*  os
> países que souberam lembrar ao FMI o que quer dizer a parte*soberano*
> de estado soberano e mandaram-lhes meter as reformas estruturais onde o
> sol não brilha e practicamente todos desses (por acaso a única
> intervenção registada com sucesso em toda a história do FMI foi a
> segunda intervenção deles em Portugal com termos muito menos fanáticos
> dos que estão em curso agora) se safaram melhor do que os paises que que
> [...]

Também é preciso ter em conta que o problema da Islândia é (era?)
fundamentalmente diferente do problema de Portugal.  Mais precisamente,
a crise da Islândia consistiu basicamente no colapso de um conjunto de
bancos privados que o estado Islandês, apesar de pressões de estados
como o Reino Unido, recusou-se a "salvar".  Apesar do tombo dado pela
economia Islandesa, a dívida pública da Islândia era irrelevante e o
estado Islandês em vez de défice tinha um excedente.  O FMI só foi
considerado para contrariar as repercussões económicas naturais (e
também artificiais) da banca islandesa ter ido abaixo, e com isso a
capacidade de financiar a economia a curto prazo.

Entretanto, cá em Portugal não foi a falência de bancos que motivou a
intervenção do FMI via a chamada troika, e o estado português não só
estava a lidar com um défice crónico que em 2009 rondou os 10% como
também estava a cobri-lo com o recurso sistemático a crédito.

Portanto, enquanto a Islândia não dependia do FMI para sobreviver,
Portugal estava (e está) longe disso.  Daí, comparações do respeito pela
soberania de uns e outros não chega a entrar na equação, pois
simplesmente uns (a Islândia) não tem o mesmo desespero por ajuda
económica que outros (Portugal) tem.  Não é por nada que a Islândia já
anda a adiantar o pagamento de parte da dívida ao FMI enquanto que em
Portugal ainda se discute se será preciso implorar por um empréstimo
ainda maior.

Rui Maciel