[ANSOL-geral] [ANSOL] ANSOL apela a Grupos Parlamentares o chumbo da Proposta de Lei para a " Cópia Privada"

Nuno J. Silva nunojsilva ist.utl.pt

On 2012-01-04, Paula Simoes wrote:

> [...]
> cidadãos fazem mais cópias privadas.
> Ora, isto é falso. Nas obras digitais, quem decide se eu tenho direito
> à cópia privada ou não, são as editoras (ao colocarem ou não
> DRM). Hoje em dia é quase impossível comprar um DVD, jogo de
> computador ou ebook que não tenha DRM, logo é quase impossível eu
> poder fazer cópias privadas.
>
> Não é a lei que decide se eu tenho direito à cópia privada. E se a lei
> não me dá o direito à cópia privada, a lei não me pode exigir uma taxa
> pelo direito à cópia privada.
> É imoral que a lei me exija uma taxa por um direito que a lei não me

A coisa é pior ainda: a restante lei ao mesmo tempo dá-te o direito à
cópia privada, e ao mesmo tempo dá aos detentores dos direitos o direito
de te impedir a cópia privada.

Como tentei dizer no outro mail, o problema é termos um conjunto de leis
metidas a martelo para satisfazer certos interesses e que, como um todo
não encaixam (quer dizer, a martelo talvez encaixem, com uns pregos).