[ANSOL-geral] FOSSGIS: Software livre no governo: o caso de Portugal

Ricardo Pinho ricardodepinho gmail.com
Sexta-Feira, 30 de Setembro de 2011 - 23:26:13 WEST

Caro Rui Seabra,

No dia 30 de Setembro de 2011 22:20, Rui Miguel Silva Seabra
<rms  1407.org>escreveu:

> Olá,
>
> Surgiu a consulta pública sobre o regulamento das normas abertas, será que
> a malta de software livre de GIS poderia emitir uma opinião a respeito das
> normas indicadas no site

Sim, essa informação já está a correr nas mailling-lists
http://lists.osgeo.org/pipermail/portugal/2011-September/004281.html

> , nomeadamente se são implementáveis (desenvolvimento e instalações,
> comerciais ou não) legalmente com Software Livre?

Evidentemente que sim!
As especificações SIG que lá foram postas: WCS, WFS, WMS, WPS
são apenas Web Services já amplamente utilizados pelos SL SIG.
Está tudo no: Open Geospatial Consortium | OGC(R)
http://www.opengeospatial.org/standards

Seria importante sim, incluir normas abertas que os Software Fechado não
cumpre (ou não interessa cumprir) e são muitas!
Para começar os dados: o GML <http://www.opengeospatial.org/standards/gml>,
os estilos SLD <http://www.opengeospatial.org/standards/sld> (equivalente ao
CSS), as base de dados: SFS <http://www.opengeospatial.org/standards/sfs>

Os produtos que cumprem (e tiveram dinheiro para pagar o carimbo de
conformidade):
http://www.opengeospatial.org/resource/products/compliant

Por outro lado, tudo isto está já a ser tratado no projecto/directiva
INSPIRE <http://inspire.jrc.ec.europa.eu/index.cfm/pageid/62> (que já foi
transposta para a legislação
nacional<http://snig.igeo.pt/Inspire/directiva_inspire.asp?menu=1>)
e qualquer dia <http://snig.igeo.pt/Inspire/calendario.asp> vai, como em
muitas outras áreas, levar o país a pagar mais uma multas jeitosas à CE.

Desculpe, mas pessoalmente não acredito que seja a impor as normas abertas
que se vai lá. Acredito que isto não passa de uma manobra de diversão para
ficarmos todos entretidos, e não focados no verdadeiro objectivo de nos
livrarmos da dependência das grandes multinacionais da industria do
software.

Para começar deixo uma perguntinha: Por que razão deixaram a Administração
Local fora das entidades publicas obrigadas a aderir às normas abertas? É
para continuarem a usar o docx e xlsx, e os municipes a usar MS OFFICE para
preencher os formulários feitos nesses formatos? E as escolas? Como vao
obrigar a usar formatos abertos? hhhmmm, não estou a ver como!?

É preciso é fazer como o Brasil (e muitos outros), encarar o problema de
frente!!!!
Temos de conseguir que o Governo (nós todos) reconheça que é obrigatório dar
preferência ao Software Livre, para sairmos deste ciclo vicioso!!!

http://www.governoeletronico.gov.br/o-gov.br/principios
*3 - O Software Livre é um recurso estratégico para a implementação do
Governo Eletrônico
O software livre deve ser entendido como opção tecnológica do governo
federal. Onde possível, deve ser promovida sua utilização. Para tanto,
deve-se priorizar soluções, programas e serviços baseados em software livre
que promovam a otimização de recursos e investimentos em tecnologia da
informação. Entretanto, a opção pelo software livre não pode ser entendida
somente como motivada por aspectos econômicos, mas pelas possibilidades que
abre no campo da produção e circulação de conhecimento, no acesso a novas
tecnologias e no estímulo ao desenvolvimento de software em ambientes
colaborativos e ao desenvolvimento de software nacional.
A escolha do software livre como opção prioritária onde cabível, encontra
suporte também na preocupação em garantir ao cidadão o direito de acesso aos
serviços públicos sem obrigá-lo a usar plataformas específicas.
*

Abraços,
> Rui

Apenas uma opinião...