[ANSOL-geral] Pedido de feedback

Bruno Miguel brunoalexandremiguel gmail.com
Sexta-Feira, 11 de Fevereiro de 2011 - 15:37:29 WET

2011/2/11 ricardo lafuente <bollecs  sollec.org>:
> +1 em relação à ideia.
>
> Só uma nota: não creio que o $ seja um factor determinante para o sucesso ou
> não desta ideia. Não que seja algo a ser permanentemente descartado, mas é
> difícil encontrar financiamento para algo que não existe.

Neste caso, é. Isso vai permitir atrair mais potenciais colaboradores
e não só. Por exemplo, permite pagar alojamentos, domínios e serviços
que sejam necessários. Para além de que receber alguma contribuição
financeira, mesmo que seja pouca, por algo que se faz sabe sempre bem.

> Digo isto porque foi exactamente a questão com que nos deparámos quando
> iniciámos a http://libregraphicsmag.com . O primeiro número foi pago dos
> nossos bolsos, porque ter algo feito é a única forma de arranjar $ para
> financiar o projecto. E só estamos a procurar formas de financiamento porque
> existem custos incontornáveis de impressão, coisa que uma plataforma online
> não implica.

Mesmo online, tens custos. Manutenção, alojamento, etc. E não só, se
quiseres organizar ou patrocinar um evento, porque toda a exposição é
boa, torna-se complicado. Mas isto já é um cenário demasiado à frente
no tempo.

> Daí que proponho outro método para julgar se o 'portal' do software livre em
> Portugal pode arrancar: há gente que esteja disposta a escrever para lá? Eu
> disponho-me já a escrever 1-2 textinhos por mês, caso avancem. Se houver
> gente q.b. para contribuir desta forma, sem grande compromisso, acho que não
> vai ser precisa qualquer motivação financeira.

Para se tornar uma referência em países lusófonos, precisa de
participações regulares, isto é, textos semanais.

> E pessoalmente, eu teria reservas em contribuir caso houvesse $ à mistura.
> Especialmente porque isso só acaba por trazer problemas a curto prazo --
> quem gere o dinheiro, como é distribuído, qual a estrutura que vai ser
> criada para sustentar o projecto, etc. Dá demasiado trabalho em casos como
> este, pelo menos enquanto ainda são vaporware.

Para evitar chatices, jugo que uma entidade para gerir os fundos seria
uma boa ideia.

Sim, para já é apenas uma ideia. A dada altura, cheguei a ter isso
mais ou menos delineado. Tenho que ver, em casa, se ainda tenho o
caderno onde estruturei a ideia.