[ANSOL-geral] Vital Moreira defende protecção de direitos de propriedade intelectual

Marcos Marado mindboosternoori gmail.com
Segunda-Feira, 27 de Setembro de 2010 - 11:00:34 WEST

On Sunday 26 September 2010 12:31:34 Humaneasy Consulting wrote:
> Pessoal,
>
> Respondam para lista :)
>
> 1,
> Lopo
>
> No dia 25 de Setembro de 2010 21:54, Pedro Francisco <
>
> pedrogfrancisco  gmail.com> escreveu:
> > On Sex, 2010-09-24 at 23:32 +0100, Humaneasy Consulting wrote:
> > >         Vital Moreira defendeu a aprovação do Relatório Gallo sobre a
> > >         "protecção de direitos de propriedade intelectual no mercado
> > >         interno", considerando que "ele toma uma posição justa e
> > >         equilibrada nessa importante questão. Os direitos de
> > >         propriedade intelectual (DPI) não merecem menos protecção que
> > >         outros direitos. Os criadores e investigadores, bem como as
> > >         empresas que os comercializam têm direito a essa protecção".
> >
> > -snip
> >
> > Pode-se pegar por onde, exactamente? Pessoalmente, a única coisa que me
> > veio à cabeça foi o artigo do Stallman acerca de usar o termo
> > "propriedade intelectual" relativamente a coisas tão díspares como
> > copyright, trademarks e patentes (de software ou não) --
> > http://www.gnu.org/philosophy/not-ipr.html .
> >
> > É por aí que se vai pegar ou vai-se tentar argumentar contra as outras
> > coisas que ele disse?

O relatório Gallo é mau. Não, deixem-me corrigir, é *muito*mau*.

http://torrentfreak.com/european-parliament-votes-on-controversial-anti-piracy-report-100921/

"In its current form the Gallo report paves the way for various draconian
anti-piracy measures to be implemented across Europe, such as three-strikes
schemes for repeat uploaders. Although this idea is not really new, the
voluntary agreements won’t have any governmental oversight and could
therefore lead to disconnections without a fair trial."

"Another problem with the report is that no distinction is made between
counterfeiting and unauthorized file-sharing. According to the report,
producing counterfeit medicine is the same as sharing copyrighted music
online. Much like the entertainment industry commissioned reports that have
been published in recent years, the terms counterfeiting and piracy are used
interchangeably in the Gallo report, which is misleading to say the least. "

A recomendação que nós devíamos fazer quanto a este assunto...
"MEP Engstrom told TorrentFreak that there is no basis for the report at all
and no hard figures to justify these suggestions. The report itself even
states that there are still several uncertainties about the impact of online
copyright infringement on our society. Still, it makes recommendations that
seem to assume that there is a correlation. Instead of passing the report,
Engstrom recommends that the European Parliament invests in decent scientific
research on the issue."

--
Marcos Marado