[ANSOL-geral] Projectos da ANSOL

perusio gmail.com perusio gmail.com
Segunda-Feira, 22 de Novembro de 2010 - 23:50:27 WET

On 22 Nov 2010 23h34 WET, rms  1407.org wrote:

> Querer ter uma infra-estrutura web que permita funcionar com o
> CiviCRM é uma preocupação com os objectivos.
>
> O CiviCRM é uma excelente muleta para os nossos maiores problemas
> com os ciclos de vida dos processos burocráticos de uma associação.
>
> Depois de várias tentativas falhadas de obter ajuda com Drupal e
> CiviCRM (que fazem sempre as pessoas perder algum tempo à espera dos
> progressos da nova tentativa), não se conseguiu avançar.

Alô Drupal != CivicCRM: são coisas diversas. Do que consigo perceber
há questões de arquitectura diferentes. Por via de o CivicCRM ser um
nicho não tem a mesma evolução em termos de arquitectura e
conceitos. O Drupal está mais avançado nesse aspecto. Aqui há tempos
na lista de desenvolvimento começou uma thread sobre o porquê do
CivicCRM ser muito diferente do Drupal em termos de desenvolvimento e
se não seria melhor começar do 0 com um CRM Drupal sem ser um fork
como o CivicCRM.

Que ajuda procuras? Se é instalar qualquer um é capaz de fazer
isso. Se queres desenvolver módulos específicos aí estás em território
não mapeado em termos da comunidade Drupal lusa, tanto quanto julgo
saber.

> Aquilo que mais te queixas burocraticamente (e com toda a razão), é
> algo que o CiviCRM automatiza, por exemplo.

O CivicCRM parece ser realmente uma plataforma poderosa. Mas eu dele
nada sei, nunca instalei, nunca utilizei. Arrisco que na comunidade
Drupal lusa a coisa seja similar.

Mas aparece no meetup do Porto este sábado ou em Janeiro na FCT UNL e
vende a tua ideia. Pode ser que alguém tope. No meu caso não me posso
comprometer com coisas que não conheço e que não tenho tempo para
investir em aprender agora.

--- appa