[ANSOL-geral] Projectos da ANSOL

Gustavo Homem gustavo angulosolido.pt
Sábado, 20 de Novembro de 2010 - 21:09:12 WET

Acho que esta msg por engano não foi para a lista. Comentários abaixo.

On Saturday 20 November 2010 07:24:34 pm you wrote:

> Que expediente?

Esta pergunta diz tudo. Não há expediente quando não se está a fazer nada.
Experimentem ter 5 ou 6 projectos em curso com interacções com entidades
terceiras e verão o que é o expediente. Ou então comecem a cobrar as quotas.
Eu estou em pulgas para receber a factura.

> Responder aos e-mails que a associam recebe?

Ah sim... o expediente da ANSOL é ficar à espera de emails que possam chegar.
OK. Para onde é que mando um email a pedir a factura?

> Isso é feito
>  com bastante regularidade. Não creio ser necessário contratar ninguém.
>
> O que é preciso é que os associados se envolvam.

Os associados podem envolver-se em coisas que sejam a sua vocação. Podem
configurar ERPs, CRMs, Wikis, feeds de feeds, portais com load balancing,
servidores com o Gnu Hurd e whatnot. Mas não vão de certeza fazer 150
telefonemas qd a ANSOL precisar disso para algum projecto, nem vão enviar
cartinhas com avisos de recepção no intervalo do café do trabalho ou em casa
depois do jantar. E se não sabem pq é que isto é preciso nem vale a pena
falar-se mais do assunto.

Uma nota sobre o envolvimento dos associados: isto funciona tal como num
projecto de software livre. Se há um núcleo duro a entregar bom trabalho,
rapidamente começam a orbitar mais pessoas à volta para dar contributos e o
projecto "explode" em popularidade e qualidade. Caso contrário estagna. É só
olhar para a dinâmica de alguns projectos para chegar a essa conclusão.

> Conversar é um bom começo.

Um bom começo era convencerem-se que o mundo não funciona numa lógica de "best
effort" (que é no máximo o contributo dos associados) mas sim numa lógica de
"getting things done". E com 150 sócios técnicos, mas sem ninguém para gerir o
expediente, aposto que não conseguem sequer expedir um envelope timbrado.

Posso estar enganado, mas de qq modo agora calo-me porque há coisas que só se
aprendem passando por elas. "Palavras levas-as o vento".

Cumprimentos
GH

--
Angulo Sólido - Tecnologias de Informação
http://angulosolido.pt