Fwd: [ANSOL-geral] Vídeos da RTP em flash

paula simoes paulasimoes gmail.com

desculpem enganei-me no reply do mail anterior

---------- Forwarded message ----------
From: paula simoes <paulasimoes  gmail.com>
Date: 2010/3/17
Subject: Re: [ANSOL-geral] Vídeos da RTP em flash
To: Bruno Miguel <brunoalexandremiguel  gmail.com>

2010/3/17 Bruno Miguel <brunoalexandremiguel  gmail.com>

> Se os media podem usar uma imagem com direitos de autor, sem se
> preocuparem com processos, se houver real interesse jornalístico
> (julgo que isto é possível em Portugal), porque não podem
> disponibilizar os conteúdos?

Neste caso, penso que se está a falar de conteúdos de terceiros. Filmes e
séries, por exemplo, que não são da RTP, mas que esta comprou o direito de
transmitir.
Na verdade, não há direito jornalístico, o que existe é o direito de
informar e criticar. Qualquer pessoa, jornalista ou não, pode publicar uma
imagem com direitos de autor se estiver a fazer uma crítica a essa imagem,
por exemplo.
O que se pode perguntar é porque carga de água a RTP só pode transmitir para
o televisor, e não para a web.
Sei que se pode ver a RTP no telemóvel, mas não sei se são os conteúdos
todos, nesse caso acrescentaria o telemóvel ao televisor.
E há que desmistificar esta ideia que é mais fácil copiar da web do que do
televisor. Quem quiser mesmo copiar, copia de onde quiser.
Esta história do DRM só tem servido para educar as pessoas para a chamada
pirataria.

> A BBC tem o iPlayer que é mau, mas tem muitas outras coisas boas.

A BBC tem muitas coisas boas, nomeadamente na qualidade dos programas. Foi e
penso que continua a ser uma referência mundial no sector da televisão.
Há que apreender as coisas boas e rejeitar as más. Ter DRM numa televisão
pública é execrável.
Não só porque é o nosso dinheiro que está a servir para nos retirar
direitos, como coloca em causa a preservação destes objectos digitais e mata
o domínio público. Que uma televisão apoie isto, já é mau, que seja uma
televisão pública, que deveria estar sensibilizada para o nosso património
cultural, é execrável.

Paula