[ANSOL-geral] 8 de Julho: ISCTE: Governação da Internet

Antonio P. P. Almeida perusio gmail.com

On 6 Jul 2010 12h45 WEST, jmce  artenumerica.com wrote:

> [...]
> 'governance', com muitos poderes interessados em controlo e redução
> de liberdades, e sobretudo que "O presente Forum [...] assume-se
> como o IGF Português" sugiro que quem conseguir ir apareça (eu não
> sei ainda se consigo). Temo que nos painéis tudo o que são direitos
> de utilizadores (indivíduos e empresas) deve estar subrepresentado
> ou nem representado (uma pessoa da DECO??) e que restará a
> participação do público.  No que diz respeito à neutralidade da red
> vejo pelo menos alguém da Skype, que tem interesse nesse campo, mas

A tendência aparentemente irreversível da burocracia internacional e
os estados meterem a pata na Internet é uma coisa deveras preocupante
.

Coloco a questão se ao aceitar participar nestas arengas não se está
implicitamente a dar legitimidade aos sobreditos para “fazer mais e
melhor” que basicamente se resume a impor censura e restringir a
liberdade e a ver como podem sacar mais umas massas via taxas e
impostos como a proposta no Congresso dos US actual para impor taxas
nas compras feitas na web é exemplo.

Não vou, não tenho tempo. E confesso que me interrogo sobre a
utilidade de uma ida. A Internet é um modelo de auto-governação, não
perfeito, mas funciona muito melhor que qualquer esquema perfeito
saido das mentes brihantes dos burocratas. Até aqui têm sido
instituições privadas, seja o ICANN, sejam os providers, sejam os
registrars, sejam movimentos da sociedade civil, como o Open Rights
Group no UK, ou a EFF nos US, que têm mantido a Internet a funcionar
permitem que seja um espaço de liberdade num mundo cada vez menos liv
re
graças às boas intenções dos melhoradores da humanidade.

QED.

--- appa