[ANSOL-geral] 8 de Julho: ISCTE: Governação da Internet

J M Cerqueira Esteves jmce artenumerica.com

Olá

Depois de amanhã, dia 8 de Julho, ISCTE:
http://www.umic.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=3370&Itemid=331
Forum para a Sociedade da Informação — Governação da Internet

Programa:
http://www.umic.pt/images/stories/noticias/Programa_Forum_Governacao_da_Internet.pdf

Tendo em conta o que está em discussão a nível internacional de
'governance', com muitos poderes interessados em controlo e redução de
liberdades, e sobretudo que
  "O presente Forum [...] assume-se como o IGF Português"
sugiro que quem conseguir ir apareça (eu não sei ainda se consigo). Temo
que nos painéis tudo o que são direitos de utilizadores (indivíduos e
empresas) deve estar subrepresentado ou nem representado (uma pessoa da
DECO??) e que restará a participação do público.  No que diz respeito à
neutralidade da rede vejo pelo menos alguém da Skype, que tem interesse
nesse campo, mas vários também não conheço.

Mesmo sendo este um encontro nacional, para contexto vão alguns links
sobre o triste caso de censura no encontro internacional do IGF no
Egipto (Sharm el Sheik) em 2009, com a ONU a fazer serviço sujo para a
China:
http://opennet.net/faq-what-happened-internet-governance-forum
http://rconversation.blogs.com/rconversation/2009/11/muzzled-by-the-united-nations.html
http://opennet.net/blog/2009/11/un-security-forces-removal-oni-poster
http://www.cdt.org/blogs/cynthia-wong/study-irony-censorship-igf

Ainda sobre a China:
http://rconversation.blogs.com/rconversation/2009/11/china-isnt-happy-with-the-igf.html

E China + NSA + ITU (UN) contra o anonimato:
http://www.schneier.com/blog/archives/2008/09/the_nsa_teams_u.html
http://news.cnet.com/8301-13578_3-10040152-38.html

Cumprimentos
                 J Esteves