[ANSOL-geral] levies em Portugal vão aumentar

Marcos Marado mindboosternoori gmail.com
Quinta-Feira, 23 de Dezembro de 2010 - 22:33:04 WET

Boas,

Em Portugal, e em alguns outros países da EU, existe um tipo de taxas
("levies") que são aplicadas a formatos que possam ser usados para a cópia
privada de materiais abrangidos por direitos de autor (por exemplo: software
livre, música). Até ao momento são abrangidos, na Lei Portuguesa, CD, DVD e
Cassettes. No passado a ANSOL e o DRM-PT elaboraram um parecer,
conjuntamente, aquando deste tema ter sido debatido a nível Europeu[1].

Foi hoje noticiado na Exame Informática[2] que o Governo Português vai
actualizar essa Lei, expandindo-a e levando a taxa até discos rígidos,
telemóveis, pens e não só.

Parece-me estar na altura do DRM-PT e da ANSOL mais uma vez fazerem-se ouvir,
desta vez a nível nacional. Temos a vantagem de saber de antemão quem são os
outros interessados na discussão, e quais os seus argumentos[3].

Vamos fazer-nos ouvir?

[1] http://drm-pt.info/moin/ANSOL-A-EU-2008-04
[2]
http://aeiou.exameinformatica.pt/portugueses-vao-pagar-taxas-pelos-leitores-de-mp3-pens-usb-e-telemoveis=f1008173