[ANSOL-geral] Computador Magalhães

J M Cerqueira Esteves jmce artenumerica.com
Sexta-Feira, 26 de Setembro de 2008 - 20:34:31 WEST

J M Cerqueira Esteves wrote:
> Mas todos os outros países achavam *desejável* ou mesmo *útil* do ponto
> de vista do ensino ter feito essa cobertura?

Uma nota importante: posso ter dado nessa mensagem a impressão de estar
a criticar a Caixa Mágica.  Não era o caso.  Pelo contrário, a CM tem,
no mínimo, mérito nada pequeno de a chuva de computadores incluir
pinguins.   Tomando como inevitáveis as decisões daninhas do Plano
Tecnológico, ao menos que tenha havido esta 'subversão', com alguém
capaz de dar resposta.  Para os destinatários que puderem aproveitar a
sério a oportunidade, aqueles a quem a chegada da máquina puder fazer
diferença, ter lá software livre pode ser parte bem importante da diferença.

Cumps
                 jm

PS: De leituras de há uns anos, fiquei com ideia de os computadores no
ensino terem efeito útil não numa proclamada maioria mas mais em dois
extremos: alunos já *muito* bons, capazes de se 'orientar' mesmo
sem ensino especialmente bom, e alunos *muito* fracos, para quem a
máquina funciona nalguns casos como a 'ponta do novelo' a fazer
diferença em motivação para finalmente os interessar por algo.