[ANSOL-geral] Magalhães na Venezuela é diferente do Português

Pedro Patricio pedro math.uminho.pt
Sexta-Feira, 26 de Setembro de 2008 - 15:51:10 WEST

viva de novo;

o facto de um "estudante [estar] entregue a si próprio e com a
capacidade de entrar por elas sozinho" é algo que tem que pressupôr
acesso a estas ferramentas nas suas máquinas pessoais. é curioso ver
quantas são as respostas de "site:utl.pt mathematica" no google..... aí
tropecei nesta frase:
"Uma grande percentagem de alunos tem acesso fácil a computadores
pessoais, e entendemos que um curso de Química-Física deve encorajar os
estudantes a tirarem partido dos imensos recursos que a sua utilização
lhes pode trazer. Por outro lado, a disciplina de Introdução à
Programação, que também decorre no 1º semestre do 1º ano, inicia os
alunos na utilização do /Mathematica/, instrumento muito valioso para a
resolução de problemas de matemática aplicada às ciências e à engenharia."
in http://dequim.ist.utl.pt/iqf/mathematica.html

diga-se em abono de justiça que a UTL tem uma licença de campus, pelo
que os alunos podem correr o sw em questão nas instalações do campus, a
partir das suas maquinas pessoais (segundo me constou).

mas irá um aluno per si e de livre vontade usá-lo se não tiver
efectivamente (=obrigado a) aulas de '"Introdução à Programação"  com o
mathematica '(sic)?

mais exemplos avulso:
http://pascal.iseg.utl.pt/~mguerra/an/textos.htm
http://www.math.ist.utl.pt/~avicente/AN/2004/

"*não* como ferramenta santificada no programa académico"
concordo

-p

--
pedro patricio