E-mail e Unicode WAS: RE: [ANSOL-geral] Horário do debate e gravação - Software[...]

Marcos Marado Marcos.Marado sonae.com
Segunda-Feira, 8 de Outubro de 2007 - 12:18:23 WEST

On Friday 05 October 2007 22:03, Bruno Rodrigues wrote:
> Anyway, muitas vezes discute-se aqui coisas como o ODF vs. OOXML e os
> standards. A pessoal da VF tem uma obsessão pelos standards (do
> pessoal técnico ao marketing), o que por vezes é um impecilho para o
> desenvolvimento máis ágil.

Obsessão pelos standards é um impecilho ao desenvolvimento ágil? Porquê?

> Por muito que queiram
> ver-se livre dos DOCs e XLSs e PPT's, o OpenOffice ainda não é uma
> alternativa (excepto para a cartita da familia ou as compras da casa,
> ou seja uso pessoal em coisas simples).

Porquê?

> Portanto, pegando de volta no caso do parlamento:
> - obrigatoriedade de usar office (aka proprietario): não
> - obrigatoriedade de usar openoffice (aka opensource): não

A proposta inicial era essa. Não me parece é que consigas justificar o porquê
de pagar as licenças de Microsoft Office...

> - obrigatoriedade de usar formatos abertos (ODF): sim por principio
> democrático - mas como implementá-lo sem comprometer os dois pontos
> acima?

Não que concorde com os pontos acima, mas podes resolver o teu problema com um
plugin como este: http://odf-converter.sourceforge.net

> Que tal se houvesse uma lei a obrigar ODF em todos os documentos
> internos e externos, e obrigar a Microsoft a suportar ODF se quiserem
> que seja usado pela função pública. Toda a gente (função publica e
> povo em geral) tinha a liberdade  de escolher se queria usar
> OpenOffice ou MS OFfice ou outra coisa qualquer, desde que soubesse
> ler e escrever o protocolo. Assim ninguem era obrigado a usar nenhum
> software em particular.
>
> Assim seria apenas uma coisa onde concentrar a "luta", e o resto
> viria por acréscimo. O que acham?

A proposta de passar a usar standards para documentos estava incluida na
proposta do PCP. Sim, concordo com ela.

--
Marcos Marado