[ANSOL-geral] [Fwd: [BITITES] Red Hat e Ubuntu recusaram acordo com Microsoft]

João Miguel Neves joao silvaneves.org
Quarta-Feira, 20 de Junho de 2007 - 10:52:16 WEST

Caro Pedro,

Não é já uma questão de opiniões. Já se sabe o que o acordo diz. E
sabe-se também o que o acordo exclui, em particular do acordo de não
processar: wine, openoffice, samba.

A Novell assinou o contrato por uma razão simples: dinheiro. São 400
milhões em vendas e pagamentos através da Microsoft. Sobre o resto,
recomendo a leitura de:

http://lwn.net/Articles/235940/

A conclusão não é grande melhoria para os outros. Não há aqui
fundamentalismos. Infelizmente é apenas uma questão de análise da
informação disponível.

Isto não põe em causa o trabalho excelente de interoperabilidade que a
Novell tem feito no OpenOffice.org.

Infelizmente, a saída do Jeremy Allison é apenas uma consequência de um
dos problemas do acordo: o aumento do risco para programadores de
projectos em que a Novell trabalhe. A Novell, com o laboratório de
interoperabilidade, ganha acesso a informação interna da Microsoft. O
que acontece quando essa informação extravasa para projectos
desenvolvidos publicamente não está claro e apresenta um risco legal
para esses projectos.

Cumprimentos,
						João Miguel Neves