[ANSOL-geral] Chegando agora e: "Código Aberto" ou "Software Livre"?

Rui Miguel Silva Seabra rms 1407.org
Segunda-Feira, 29 de Janeiro de 2007 - 21:42:03 WET

Viva,

Seg, 2007-01-29 às 16:17 +0000, Daniel Ruoso escreveu:
> Só para dizer um olá. Cheguei do Brasil há uns 6 meses e sou mais uma
> mão para empurrar o movimento de Software Livre em Portugal. Acredito
> que temos muito caminho pela frente, mas a experiência que tivemos no
> Brasil foi bastante gratificante.

Antes de mais, sê bem vindo! :)

> Uma coisa que eu não pude deixar de notar é que aqui em Portugal se tem
> uma tendência a utilizar o termo "Open Source" em favor de "Software
> Livre".

Depende dos meios, e às vezes dos contextos, mas normalmente em qualquer
dos casos se está a falar das quatro liberdades.

>  E deixo aqui então uma pergunta, já no sentido de compreender
> como está se contruindo o movimento aqui em Portugal: A utilização desse
> termo tem apenas o sentido de evitar a associação Livre => Gratuito? Ou
> acaba por estender o apoio a softwares de código aberto mas com licenças
> não livres?

*modo*paranóico*ligado*
	Quando se falou em Software Livre como sendo um termo em
	português que exprime de forma não ambígua os conceitos, certas
	entidades com algum poder administrativo e laços fortes com a
	Microsoft passaram a fazer de conta que Software Livre não
	existia e a usar o termo "software aberto" (chegando ao ponto do
	seu alto dirigente substituir um URL em directo numa
	conferência, lendo softwareaberto.citiap.gov.pt em vez de
	softwarelivre.citiap.gov.pt[1], após quase se engasgar com o que
	ia ler)

	Devido à força que detinham o termo colou um bocado (mas não
	muito), contudo isto pode ser só paranoia minha.
*modo*paranóico*desligado*

De resto noto uma adopção crescente do termo "Software Livre", o que me
parece bom, pois reforça na sua expressão o foco em Liberdade.

> E aproveitando, quero passar o link de um projeto que tive o prazer de
> rever hoje, e que conheci em 2004, quando ainda era um embrião.
> http://www.stoq.com.br
>
> Aproveitando mais um pouco, tenho que fazer a pergunta: Onde que são as
> reuniões? mas digo, as que tenham cerveja envolvida (ok, vinho também
> serve, ou agua para os nao alcoolicos :)...

Tem havido encontros da malta das redondezas de Porto/Gaia/Aveiro, e tal
seria bom ser replicado noutras áreas geográficas, mas necessitamos de
ajuda para o fazer, nomeadamente de voluntários que assumam o papel de
gerir estes encontros, à semelhança do José Castro e os Lisbon Perl
Mongers :)

Em que zona de Portugal estás?

Abraços, Rui

[1] foi giro ler no que era projectado
http://softwarelivre.citiap.gov.pt/ e o então presidente da UMIC, Diogo
Vasconcelos engasgar-se e ler softwareaberto.citiap.gov.pt
--
+ No matter how much you do, you never do enough -- unknown
+ Whatever you do will be insignificant,
| but it is very important that you do it -- Gandhi
+ So let's do it...?