Re: [ANSOL-geral] Cooperação com a Microsoft

Paulo Machado e Costa paulo.m.costa gmail.com

A Sun é uma empresa com uma dinâmica  interna muito grande. Há evoluções
contínuamente em curso. A abertura do Java demorou anos e rios de "tinta"
internos. O caminho para o software livre está a ser feito, é um compromisso
assumido publicamente:

"Sun has committed to open sourcing its entire software portfolio using
industry-standard open source licensing models to allow customers to have
easy and broad access to all of its source code"
http://www.sun.com/smi/Press/sunflash/2005-11/sunflash.20051130.1.xml

O seguinte comentário de Mark Shuttleworth do Ubuntu tambem  é
significativo:

*"derStandard.at:* Vocês parecem ter um forte relacionamento com a Sun,
vocês pretendem avançar com isso no futuro?

*Mark Shuttleworth:* Você sabe que não dou informações sobre coisas que
ainda não foram anunciadas, mas posso dizer que estou extremamente feliz com
nosso relacionamento com a Sun. Tem sido muito bom para nós, ela foi o
primeiro fornecedor de ponta a adotar e suportar o Ubuntu. Ela nos aproximou
de clientes que nós não teríamos acesso de outra maneira. E certamente
elevou nosso perfil no ambiente corporativo. E damos a Sun total crédito por
reconhecer que somos um aliado significativo e valioso no processo de
mudança para ela tornar-se mais orientada ao software livre."

In
http://antoniofonseca.wordpress.com/2007/04/18/entrevista-com-mark-shuttleworth/

E já agora,  as áreas de negócio actuais da Sun são quatro : Sistemas,
Storage, Software e Serviços.

Paulo Vilela