[ANSOL-geral] Cooperação com a Microsoft

Diogo Constantino Diogomcs mail.pt

Dom, 2007-04-22 às 17:05 +0100, Humaneasy Consulting escreveu:

> X e Y apoiam/suportam Software Livre mas não ouvi dizer que fossem
> largar mão do core business deles e tornar os seus produtos mais
> lucrativos abertos e GPL.

Eu não acho que a Sun tenha um core business único. Acho que tem vários
negócios em relação a algumas tecnologias core, que têm sido pelo menos
parcialmente libertadas.
 * hardware;
 * Java;
 * Solaris;
 * serviços de rede;

Eu tenho trabalhado como consultor em várias empresas que trabalham com
a Sun e esta é a ideia com que eu fiquei.

A ideia que tenho é que a Sun está dando pequenos passos no sentido de
se tornar uma empresa de Software Livre. Para além de ter criado o
OpenOffice.org, e de participar bastante activamente em projectos com o
Gnome, abriu especificações de algum hardware, libertou uma boa parte do
Solaris, está a libertar o Java, sei que internamente usam bastante
Software Livre (por exemplo já vi vários funcionários da Sun a usarem a
sua distribuição de GNU/Linux nos seus laptops de trabalho).

Claro que dar pequenos passos no sentido de se tornar uma empresa de
Software Livre, não faz com que ela o seja agora. Também não tenho a
certeza que seja isso que vá acontecer.

Na minha opinião a credibilidade de uma empresa de software proprietário
é zero. A Sun ainda está nesse ponto. Mas se eu tivesse que dar o
benefício da duvida em relação a alguma acção especifica, que já tivesse
sido apoiada por alguma prova de boa vontade nesse sentido, muito mais
depressa daria à Sun, à IBM, ou até mesmo à Novell, do que à micro$oft.

cumprimentos
--
Diogo Constantino <Diogomcs  mail.pt>