[ANSOL-geral] Re: Digest Ansol-geral, volume 41, assunto 44

Humaneasy Consulting humaneasy gmail.com
Quinta-Feira, 19 de Abril de 2007 - 15:25:13 WEST

Viva,

> [...]
> To: João Miguel Neves <joao  silvaneves.org>
> Date: Wed, 18 Apr 2007 13:30:01 +0100
> Subject: Re: [ANSOL-geral] Cooperação com a Microsoft
> Cooperação?
>
> http://www.daniweb.com/blogs/entry1418.html
>

> http://digg.com/linux_unix/Newly_leaked_Antitrust_Memo_Bill_Gates_on_Making_ACPI_Not_Work_with_Linux
>

> http://www.groklaw.net/comment.php?mode=display&sid=20070406122736199&title=Microsoft+asking+people+to+write+leters+opposing+California+A.B.+1668+-+Open+Document+Format%2C&type=article&order=&hideanonymous=0&pid=555070#c555168

Isto já explica muito :)

> From: Daniel Ruoso <daniel  ruoso.com>
> To: João Miguel Neves <joao  silvaneves.org>
> Date: Wed, 18 Apr 2007 12:44:01 +0100
> Subject: Re: [ANSOL-geral] Cooperação com a Microsoft
> Qua, 2007-04-18 às 07:27 +0100, João Miguel Neves escreveu:
> 2 - Cooperação no mundo do SL não é uma coisa que se faz de entidade
> para entidade, mas sim de entidade para comunidade. Se é para haver
> cooperação do lado da MS, essa cooperação não precisa estar ligada a
> ANSOL ou a qualquer outra entidade. O único motivo para tal ligação é
> político.

Não vejo porque não possa haver um protocolo, desde que seja claro e que
conte com algumas permissas prévias; estilo compromisso legal de não usar
patentes contra projectos de Software Livre em Portugal -- que é onde a
ANSOL "trabalha".

1 - MS abrir mão das patentes de Software que possui (e não fazer isso
> vinculado à Novell) (apesar de não estarmos nos EUA, muitos
> desenvolvedores de SL estão, e isso atrapalha muito).

Só se fôr para e em relação a projectos de Software Livre, de outra forma e
existindo as Patentes acho mal que eles não as usem contra a concorrência
comercial.

As Patentes de Ideias são estúpidas (ao contrário das Patentes de Processo)
mas existem.

2 - MS adotar padrões técnicos reconhecidos por organizações neutras, ou
> pelo menos publicar as especificações dos padrões que ela mesma
> desenvolver.

Desde que usados para projectos de Software Livre já que a concorrência
comercial terá de ter outras condições.

3 - MS parar de tomar medidas técnicas duvidosas na tentativa de
> assegurar o monopolio (leiam-se por exemplo os blocos deixados pelo
> defragmentador no meio do disco para que não seja tão seguro fazer o
> redimensionamento da partição)

Pois! E deixar de reescrever  o  MBR de cada vez que se faz um upgrade.

Isso, no meu entender seria cooperação suficiente para começarmos...

Concordo em absoluto.

> [...]
> Date: Wed, 18 Apr 2007 15:47:33 +0100
> Subject: Re: [ANSOL-geral] Cooperação com a Microsoft
> os
>
> Eu vejo prós e contras, mas os prós que vejo são tão negligenciáveis que
> os contras se transformam em verdadeiros Ciclopes. Especialmente quando
> confrontado com a Microsoft a *activamente* prosseguir com iniciativas
> no sentido de anular o Software Livre como ameaça ao seu monopólio, não
> vejo os prós como mais que meras moscas encrustradas no bólide a 240
> Km/h do monopólio da Microsoft. Nada que uma lavagem não resolva.

Acho que nos devíamos concentrar é em que é que podemos "forçar a mão" da
Microsoft em Portugal. Se algo pequeno se conseguisse por cá (como os
exemplos supra) acho que  já era excelente para servir até de demonstrativo
para a própria Microsoft.

Acho que pequenas medidas (quais cagadelas de mosca) e até eventualmente
algum apoio financeiro a projectos de Software Livre (GNU GPL) poderiam ser
mais úteis do que a demonização.

Outras associações têm protocolos com empresas e não é por causa disso que
são menos criticas quanto ao que as mesmas fazem de errado. O que é
importante é a *independência* de opinião ficar logo assegurada no protocolo
e haver a obrigatoriedade da Microsoft de o cumprir até ao fim.

Eu acredito que a Microsoft está a mudar o paradigma do negócio, mas para
eles é mais complicado do que para a Novell, para a SUN e para a IBM fazer
"esse abraço" ao Software Livre.
A primeira porque sempre desenvolveu software multiplataforma e as outras
porque o core business é o hardware (a SUN abrir o Solaris é nada no negócio
deles -- já o Java só o abrem antes que apareça a versão Free Software e
depois já de nada lhes serviria).

1[],
Lopo