[ANSOL-geral] Cooperação com a Microsoft

João Miguel Neves joao silvaneves.org

Bom dia,

Estou com a sensação que esta thread pode ser mais quente que a do
DRM...

Bem, quem esteve no último encontro da Caixa Mágica/Sybase, pode
lembrar-se que o Mário Valente do ITIJ perguntou porque raio não havia
uma cooperação entre a Microsoft e a ANSOL. A minha resposta e a dos
Marcos Santos na altura foi na mesma linha: "nada contra, não nos tinha
passado pela cabeça". Na altura marcámos uma reunião, tivemos uma
discussão na lista da direcção e eu fiquei de enviar o resultado da
reunião para esta lista. Um ano e 8 dias depois aqui vai (desculpem, mas
para quem não sabe eu só ando organizado desde Outubro - esta tinha-me
escapado da lista de coisas a fazer).

Nota, penso que o plugin de ODF para MS Office já não faz muito sentido,
devido há existência de outros. Mas posso estar enganado.

OK, aqui vai o resumo da reunião com a MSFT (Miguel Caldas e Marcos
Santos):

Eles estão interessados em cooperar onde pudermos. Sabemos que há muita
coisa em que discordamos e em que simplesmente concordamos em discordar.
As linhas de cooperação possíveis foram (tudo isto são sugestões a esta
altura do campeonato):

 * Criação de um site de receitas (cookbook) de tecnologias de
integração/interoperabilidade (tipo pôr um desktop gnu/linux num
ambiente windows ou um windows num ambiente kerberos). O tipo de coisas
que, para nós, constariam de um guia de migração.
 * Filtro para o MS Office para importar e exportar OpenDocumentFormat.
Possivelmente através de um trabalho final de curso.
 * Criação de uma comunidade tecnológica (forum de discussão e anúncio
de software).
 * Divulgação tecnológica através de um evento (com outra entidade, tipo
APDSI, como moderador).

Outras coisas que poderiam ser interessantes, mas que não nos passou
nada pela cabeça de como aproveitar:
 * wix - projecto de um instalador para windows da microsoft disponível
na sourceforge sob a CPL.
 * A licença de software livre da microsoft (é uma das 3 do shared
source).

Sugestões/Ideias/Opiniões?

Cumprimentos,
						João Miguel Neves