Re: [ANSOL-geral] EMI diz não a DRM

Bruno Rodrigues bruno.rodrigues litux.org

On Apr 4, 2007, at 21:51 , Marcos Marado wrote:

> A favor? Ou contra? Ou como dá mais jeito?
>
> Dás um exemplo aqui, tal como eu já dei exemplos da Apple a dizer
> ser contra o
> DRM, como a dizer o contrário. Aquilo que cada um acredita?

O chip está lá, logo fizeram drivers para o kernel para permitir que
qualquer aplicação pudesse usá-lo para o que quisesse. O que o driver
faz é publico, o kernel é open-source. Mas como não é facil provar
que nenhuma applicação do macosx nem o próprio SO usavam esse driver
(há sempre gajos desconfiados), eles tiraram o driver de todo para o
provar.

O que é que a microsoft fez com o TPM? Xbox?

> [...]
> exemplo, um facto que sei (e que já cá referi) é que apesar de não
> haver
> o "other side" à mistura, a Apple vai vender os filmes da Pixar com
> DRM, e
> isso não me parece propriamente atitude de quem é contra o DRM.
> Agora se
> quiseres que explique a minha teoria de que, ao vender esses filmes
> com DRM,
> a Apple vai fazer mais dinheiro do que se os vendesse sem DRM...
> Mas não
> estamos aqui a falar de como o DRM dá lucro à Apple, estamos a

Quando te tornas grandinho e começas a ter de tomar decisões e a
arcar com responsabilidades, descobres que não podes ser um puto
reguila e andar à porrada com toda a gente. Se o Steve tiver de
vender filmes da disney com drm, para não armar confusão com as
outras movie houses e não afectar as acções, irá fazê-lo. Só um
estupido inconsequente é que iria armar confusão em simultaneo com os
gajos da musica e os gajos todos dos filmes - incluindo hollywood e
os HD/blueray e afins, que são muito piores que as EMis e cpia. Tal
como disse, tem de ser um passo de cada vez. Não vamos misturar
musica com filmes por agora, sff.