Re: [ANSOL-geral] EMI diz não a DRM

Bruno Rodrigues bruno.rodrigues litux.org

On Apr 4, 2007, at 21:32 , Marcos Marado wrote:

> Great. Agora diz-me, que referências antes de 1998 encontraste em
> relação às
> labels e ao DRM? Pois é. E agora diz-me, em que ano apareceu, por
> exemplo,
> o "Smart Content Technology", uma forma de DRM? Obrigado. Podemos
> parar por
> aqui a discussão do "as labels criaram e imposeram o DRM"?

Eu não disse exactamente que "as labels criaram e imposeram o DRM".
Acredito veemente que até tenha sido gajos como a Microsoft que se
lembraram dessas ideias e sugeriram às labels (DVD CSS, Palladium e
afins).

Eu disse foi que (acho) que não foi a Apple que sugeriu DRM às
labels, mas na altura que foi lançado o iTMS, já foi obrigada a
implementar DRM senão as labels não lhes iriam vender musica. Mas
posso estar errado. Alguem tem um link que mostre a Apple no grupo
dos primeiros gajos que "inventaram" o "DRM"?

PS: um bom exemplo do que a Apple está contra o DRM é o chip TPM nas
máquinas intel. O kernel Darwin chegou a ter umas API's para aceder
ao TPM, mas a Apple "garantiu" que o Mac OS X não usava o chip, e
para provar isso o modulo do TPM desapareceu do kernel, ou seja, é o
chip é completamente ignorado pelo SO e pelas aplicações.