Viva o barulho Re: [ANSOL-geral] EMI diz não a DRM

Diogo Constantino Diogomcs mail.pt

Ter, 2007-04-03 às 15:30 +0100, Octavio Filipe Goncalves {Subv3rsion}
escreveu:

> Eu digo-te, por vezes não concordo com muitas posições do Richard Stallman visto que ele opta algumas vezes por posições de grande dureza....
> Porém, meu amigo, relativamente ao DRM, a posição é esta... não quero meios termos ... ou vai ou racha ....

Se por meios termos entendermos que eu seja obrigado a ter obras com
DRM, por não haver obras sem DRM, de facto não aceito.

No entanto, é preciso algum realismo.
Nunca vamos ter tudo de uma vez. É preciso dar vários passos para acabar
a caminhada. O que é preciso é que sejam passos em frente, mesmo que não
sejam em marcha, mas sim a passo.

Tal como não aceito que me apresentem a Apple e EMI como os salvadores
dos que não querem DRM, também não concordo que se "atirem pedras",
antes de se poder ver que se facto foi um primeiro passo no sentido
correcto. Pode de facto ter sido um atirar de areia para os olhos como
disse o Marcos, por isso é bom estarmos atentos para isso, mas o melhor
é esperar que a poeira assente.

Concordo que ter musica sem DRM apenas pagando mais é injusto, mas é
menos injusto do que não ter musica sem DRM. Por isso é aparentemente
uma acção moderadamente positiva, mas não vou dar pulos de alegria, nem
ficar acomodado. Vou é incentivar a EMI a prosseguir o caminho da
libertação da musica, dizendo-lhes directamente que é isso que se espera
dela.

cumprimentos
--
Diogo Constantino <Diogomcs  mail.pt>