Viva o barulho Re: [ANSOL-geral] EMI diz não a DRM

João Miguel Neves joao silvaneves.org

Ter, 2007-04-03 às 15:29 +0100, Octavio Filipe Goncalves {Subv3rsion}
escreveu:
> Estas errado ...
> O Steve está do teu lado ...
> Posso apresentar várias razões, e uma delas já foi enumerado num dos mails, que o teu amigo Steve e companhia... não estão do lado da comunidade Open Source.
>
> Eu digo-te, por vezes não concordo com muitas posições do Richard Stallman visto que ele opta algumas vezes por posições de grande dureza....
> Porém, meu amigo, relativamente ao DRM, a posição é esta... não quero meios termos ... ou vai ou racha ....

> [...]

É uma pena.

O sucesso de um movimento destes (anti-drm), como aconteceu com as
patentes de software, é encontrar pessoas/entidades com o mesmo
objectivo e cooperar com eles na prossecução de um objectivo que
beneficia a todos. Muitas vezes defenderão o software livre. Às vezes
não.

Segundo essa lógica, nunca devíamos ter contactado a ASSOFT, nem a
ANETIE no combate a patentes de software. Devíamos ter apresentado a
questão apenas como lesiva ao software livre, em vez de apresentá-lo
para um problema de toda a indústria.

Não percebo. Dizes que o Stallman tem posições de grande dureza, mas
vais mais longe que ele: vê a posição do caso da licença do ogg/vorbis
se tiveres dúvidas - ele preferiu licenças que permitissem a utilização
da implementação em software proprietário, porque o objectivo era um
formato livre para música.

Eu não consigo fazer esta distinção entre nós e eles. Eu já estive de
ambos os lados da suposta barricada e ninguém me impediu de tomar as
minhas posições. Não cheguei à minha posição da noite para o dia. Ainda
há muita coisas que não percebo e que vou aprendendo. A maior parte das
pessoas para quem falo e faço divulgação não estão na mesma posição que
eu (não acredito em lados aqui - lados existem à volta de questões
concretas, não de filosofias). Se eu não for capaz de falar com eles,
nunca irão estar. Se eu desenhar uma linha no chão e lhes disser que
estou do outro lado sem eles me perceberem, de certeza que não
atravessam.

Felizmente isto são apenas comportamentos, e portando, solucionáveis.
Era mais complicado se fosse uma questão de pessoas.

Cumprimentos,
						João Miguel Neves