Re: [ANSOL-geral] EMI diz não a DRM

Bruno Rodrigues bruno.rodrigues litux.org
Terça-Feira, 3 de Abril de 2007 - 19:33:40 WEST

On Apr 3, 2007, at 20:18 , Marcos Marado wrote:

> Exactamente. Agora pensem só o que aconteceria se todas as lojas de
> música
> online adoptassem, para toda a música vendida, o passo que a EMI e
> a Apple
> tomaram ontem.

Não seria formidavel? Todas as lojas que hoje vendem musica com DRM
(MS, Napster, Real, Musicload, etc etc) passariam *finalmente* a dar
a hipotese de se comprar musica sem DRM e com melhor qualidade, mesmo
que a 30% mais caro? Quem me dera que acontecesse, e que não fosse só
um caso pontual da EMI e da loja da apple. Espero que aconteça
rapidamente!

> De repente, o standard passava a ser ter DRM, e o "não ter
> DRM" o "extra/luxo que se paga mais caro". Juntem-lhe ainda os
> estudos que
> indicam que a venda de música digital vai ultrapassar a de CD's em
> 2012. Qual
> é o standard agora? Ainda são a favor daquilo que foi feito ontem?
> Eu tenho
> medo, muito medo.

De onde é que vem isto? Como é que passas de um caso de "DRM->algumas
musicas sem DRM" para um "toda a gente passava a ter DRM" ??? Porque
raio iria p.ex. a eMusic passar a usar DRM? perdeste-te um bocado
aqui, não?

> Citando o Cory Doctorow:
>
> "Like all secrets, DRM can corrupt its host. Just look at Sony's
> last foray
> into DRM, which included a "rootkit," malicious software used by
> virus-writers to hide their programs' existence from anti-spyware
> apps.
> Conceptually, spyware and DRM have the same goals: to do something
> to your
> computer that you don't want to happen. Sony's rootkit infected
> 500,000
> American computer networks, including military and government systems.
> [...]

O que raio tem a ver a estupidez que a sony fez com o drm da apple? E
desde quando é que citar o Cory é um bom argumento para uma discussão :P

> Mais uma vez, a decisão do formato foi tomado pela Apple e não
> pelas editoras.

Sort of. A industria toda é que decidiu. WMA está de fora, por causa
da Microsoft. Vorbis e Flac, como disse, é completamente irrelevante
para a industria. Sobram MP3, que tem mostrado ter patentes
horriveis, e a evolução do MP3, chamada AAC, que é suportado por
todos os players recentes (incluindo o Zune e a PSP), e por todos os
telemoveis recentes. Acho que a  opção é mais que obvia. Que querias
que eles fizessem? Ignorassem AAC e usassem Vorbis? E depois toda a
gente se queixava que nenhum player suporta esse formato?