Re: [ANSOL-geral] EMI diz não a DRM

Bruno Rodrigues bruno.rodrigues litux.org
Terça-Feira, 3 de Abril de 2007 - 16:49:26 WEST

On Apr 3, 2007, at 17:31 , Diogo Constantino wrote:

> Depende da pessoa com que falares.
> Eu não acho que o MP3 seja do ponto de vista do licenciamento muito
> mau
> e penso o mesmo em relação ao AAC.
>
> Isto porque não existem (legalmente) patentes de Software na UE. Vou
> mesmo suficientemente longe para considerar o MP3 um compromisso
> aceitável nos casos em que não for possível fazer melhor, ou oferecer
> também outras formatos que sejam completamente livres.
>
> Então e o AAC?
> A questão relativamente a não haver legalmente patentes de software
> afecta tudo, não apenas o MP3.
> [...]

Em termos técnicos, o AAC é a evolução do MP3 (assim como o H.264 é a
evolução do MPEG4). Tecnicamente, vão acontecer. Já estão a
acontecer. Qualquer telemovel suporta AAC, e suportarão H264 em
breve. Já há libraries para AAC e H264 para Linux, etc.

Achar que não vão acontecer é como pensar que MPEG4 nunca iria
acontecer, pois já tinhamos MPEG1 e MPEG2.

Agora a mensagem que me "venderam" foi que o consorcio percebeu
porque é que MP3 e MPEG4 foram um sucesso, e tiveram isso em conta
para a evolução para AAC e H264, ou seja, a unica forma de garantir
que toda a gente adopta (hardware players, software etc) é garantir
que toda a gente pode usá-los de forma "fair", ou pelo menos as fair
as MP3/MPEG4.