[ANSOL-geral] Utilização de software livre no ensino secundário

Alexandre Martins ampmartins gmail.com
Domingo, 3 de Dezembro de 2006 - 20:26:36 WET

Olá a todos!

Paulo Trezentos wrote:
> Caro Alexandre,
>
> Felicitações pelo artigo. Está objectivo, claro e informativo.

Obrigado! :-)

> Algumas dúvidas sobre o mesmo para se tiver paciência para as responder:
>
>     - quando referem "72% dos alunos instalaram algum do software livre
> utilizado nas aulas" tem a sensibilidade se instalaram sobre Windows
> (Gimp, OpenOffice,...) ou sobre Linux?

Não tenho dados estatísticos sobre isso, mas a maior parte
instalou em Windows. Alguns alunos ainda instalaram o Linux (fizemos uma
LIP), mas sendo alunos de Artes nem sempre têm muita apetência por estas
questões.

>    - o facto dos manuais escolares não terem referências às ferramentas
> escolhidas (Gimp, NVU, OpenOffice)  mas às proprietárias é um problema?
> Que tipo de materiais pedagógicos utilizaram, partindo do principio que
> não recorreram aos manuais...?

Pessoalmente, não sou muito adepto de manuais nesta disciplina. O
material fornecido foi criado por nós. Este ano vamos apostar mais na
questão da documentação sobre software livre.

>    - no OpenOffice Calc em paritcular, existiu uma fácil adaptação dos
> alunos que já conheciam o Excel?

Não. Ainda na semana passada entraram alguns alunos novos que já estavam
a ter aulas de Excel na Escola anterior e "pegaram-lhe" sem problemas!

>   - e, claro, a pergunta da praxe: porquê Fedora Core / Ubuntu e não
> Caixa Mágica? Experimentaram a versão 11? (O OpenOffice 2.0.4 está
> estável e totalmente em português, bem como a maioria das aplicações).

:-) Não tenho assim razões muito técnicas para responder. Quando
começámos era o Fedora que estava na sala e no servidor da Escola.
Entretanto, como houve alguns casos de instabilidade e porque o Ubuntu
estava muito orientado para o desktop e utilizador "menos esclarecido" e
tem actualizações a cada 6 meses, decidimos experimentar.
Não é nada de especial contra o Caixa Mágica :-)

> O vosso trabalho é uma lufada de ar fresco na disciplina de TIC e nas
> (des)orientações da mesma.
>
> Um abraço.

Obrigado, mais uma vez!

Abraços,