[ANSOL-geral] CDs, copying, etc

Rui Miguel Silva Seabra rms 1407.org
Domingo, 9 de Abril de 2006 - 01:30:42 WEST

On Sat, 2006-04-08 at 11:55 +0100, Carlos Patrão wrote:
> Lanço uma ideia que poderia revolucionar tudo isto, desenvolver um
> formato para conteúdos protegidos por direitos de autor que
> identifica-se inequivocamente o autor, ao fazermos o seu download,
> estamos a pagar um serviço às Telecoms, não seria justo uma % desse
> dinheiro ser entregue de uma forma automática ao autor ?

Acho que esta ideia roça perigosamente numa das aliciantes do DRM (tal
como o "bem estar" das drogas pesadas é aliciante).

Uma solução que já ouvi falar, relativamente parecida, é uma % do custo
do acesso à Internet ser dirigida às colectoras de direitos, que
deveriam distribuir esse dinheiro consoante certos critérios.

Os problemas residem na escolha dos critérios (a popularidade de uma
banda on-line pode ser diferente da popularidade medida pela venda de
CDs) e na dúvida do "onde termina" a "compensação".

É que cada vez mais cedemos novos meios de "compensação" às editoras, e
continuam a pedir processos exemplares aos cidadãos como meios de
dissuasão da cópia.

Eu por mim acho isso hipócrita, mas qual seria o cenário se perseguissem
todo e qualquer cidadão que faça uma cópia?

Acham _mesmo_ que os estados permitiriam isso? O Direito de Autor
terminaria "no dia seguinte" a uma iniciativa dessas, pelo que fazê-lo é
contraproducente.

Como resultado: processos hipócritas a algumas excepções para tentar
dissuadir o que a população online "virtualmente toda" faz...

O que os estados deviam era parar para pensar, em vez de defender um
modelo de negócio obsoleto (o das editoras).

Rui