[ANSOL-geral] CDs, copying, etc

Rui Miguel Silva Seabra rms 1407.org
Sábado, 8 de Abril de 2006 - 09:16:22 WEST

On Sat, 2006-04-08 at 04:09 +0100, pedro mg wrote:

> Em "Fair Use" na Wikipedia:

Irrelevante. O que interessa é o "Uso Livre" definido na lei Portuguesa.

> Em Copyright na Wikipedia:

Idem.

> O autor é que deve decidir sobre qual a forma de licensiamento. Pode
> optar por qualquer uma das várias formas de licensiamento. A liberdade
> também está nisso.

Isso não é liberdade, embora visto de forma superficial possa parecer.

Na realidade é a opção de exercer um tipo de poder sobre terceiros.
Sugiro que leias

http://www.gnu.org/philosophy/freedom-or-power.html

para aprender a distinguir.

> Mas se o autor opta pelo Copyright... então temos de
> respeitar isso de acordo com as leis e talvez tentar convencê-lo a optar
> por outro licensiamento.

Isto é uma grande confusão! O Software Livre é o software cuja licença
de direito de autor (ou copyright nos países anglo-saxónicos) permite 4
liberdades

http://ansol.org/filosofia/softwarelivre.pt.html

Seja qual for a licença definida pelo poder do Autor estamos a falar de
Direito de Autor (ou copyright nos países anglo-saxónicos).

O Autor não opta pelo "Copyright", mas publica um programa que escreveu
essa obra está abrangida pelo "Copyright". A forma como exerce o poder
que o Copyright lhe concede é que pode variar.

Sem Direito de Autor o mundo do Software Livre não conseguiria um
círculo fechado do qual não é possível retirar liberdade chamado GNU
GPL.

Rui