[ANSOL-geral] CDs, copying, etc

Jaime E. Villate villate gnu.org

On Thu, 2006-04-06 at 21:21 +0100, pedro mg wrote:
> Há verdadeiros crimes relacionados com pirataria. Assiste-se a milhares
> de cidadãos (nem devia aplicar esta palavra) a piratear conteúdo
> protegido por direitos de autor e a vendê-lo sem qualquer qualidade e de
> uma forma totalmente ilegal. Conto que sejam uma base não inferior a
> 1001 para poder aplicar a forma plural da palavra. Isto tem de ser
> combatido essencialmente pela via cultural.

Eu não vejo aí nenhum problema cultural que tenha que ser corrigido.
Se alguns hábitos têm que ser corrigidos são os hábitos dos
produtores e não dos consumidores.
Quando copiar um filme ou uma música começa a ficar quase tão
fácil como descrever o filme em palavras ou cantar a música a
um amigo, a indústria fonográfica e cinematográfica, na forma
actual, está condenada a desaparecer.
Comparar a cópia de uma música em MP3 com o roubo de um automóvel,
ou com o assalto de um barco para roubar ouro, é absurdo.
O facto de ser cópia "ilegal" é porque as leis actuais tentam
proteger a qualquer custo essas indústrias que estão destinadas
a desaparecer; não é porque exista algo naturalmente errado na
cópia não autorizada.
Se o sistema legal insiste em tentar impedir a cópia não autorizada,
qualquer dia vão ter que colocar aparelhos de escuta em todas partes
para impedir que alguém conte o argumento de um filme aos seus amigos,
e vão ter que ser construídas muitas mais prisões para alojar os
criminosos.

Jaime