[ANSOL-geral] CDs, copying, etc

J M Cerqueira Esteves jmce artenumerica.com
Quinta-Feira, 6 de Abril de 2006 - 21:51:16 WEST

Graham Seaman wrote:
> ver que a reaccao geral da populacao equivalente em Portugal e'
> 'coitados de nos, a nossa economia esta em ruinas, ja nem sequer podemos
> pagar os donos da Sony et al o dinheiro que lhes devemos...'  Sera'

Não tenho dados rigorosos, mas a impressão que tenho é muito diferente
(embora possa ser pouco representativa de quem menos intensivamente usa
a Internet, ou seja, da maioria que apenas recebeu a informação
"one-sided" que nos inundou nos últimos dias nos media tradicionais).

O argumento da "pobre indústria musical" (qualquer que seja realmente a
situação económica da dita em Portugal) tem passado nos jornais como
parte do que tem sido mais press release do que jornalismo sobre o
assunto.  E face à manutenção dos preços altos ao jeito de um cartel,
a resposta da "indústria", ou pelo menos de grandes lojas como a FNAC,
parece ser a de atirar as culpas do preço para o IVA.

Mas parece haver bastante gente irritada, seja:
- pela forma arrogante como se está a falar aos e dos "consumidores",
tratados como ladrões do rendimento dos artistas ao mesmo tempo que têm
a percepção de que as editoras não primam, elas próprias, pela
recompensa ao artista;
- por percepção do risco de abusos de privacidade mesmo no contexto
legal actual (dependendo das vias seguidas pela IFPI e sociedades
nacionais) ou dos tais apelos a mudanças do quadro legal.

Anexo a um artigo sobre o assunto no sítio web do jornal Público notei
há dias 170 comentários, todos ou quase todos (a menos de alguma
distracção minha) críticos de aspectos da "indústria" ou desta
nova campanha, independentemente da tolerância manifestada por violações
de copyright.

E no mínimo a situação serviu de gota de água para pelo menos um "apelo
às  armas" que talvez ajude a fazer nascer em breve em Portugal,
finalmente, uma associação com objectivos análogos aos da EFF:

 http://www.gildot.org/article.pl?sid=06/04/04/1312227&mode=thread
 http://parceiropensador.net/?q=node/561

no seguimento de outro artigo e das reacções, especialmente no Gildot:

 http://parceiropensador.net/?q=node/560
 http://www.gildot.org/article.pl?sid=06/04/02/1955205&mode=thread

Não que não houvesse gente motivada para estas questões, preocupada,
e desejosa há muito tempo que uma tal associação existisse,
mas creio termos por cá muita relutãncia (inércia? apatia? pessimismo?
desconfianças?) em nos associarmos para nos mexermos activamente pelos
nossos direitos, e (contra mim falo) são poucos os que têm genica para
dar o primeiro passo.

Tivemos há anos uma "Associação da Fronteira Electrónica", de vida curta:
 http://web.archive.org/web/*/http://www.fronteira-electronica.org/
mas a coincidência com a EFF era muitíssimo mais no nome do que em
objectivos e actividade.

Cumprimentos
                              J Esteves